Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

pjc

Empresas suspeitas de crime ambiental e venda de combustível 'batizado' são alvos de ação integrada

Foto: Divulgação PJC

Empresas suspeitas de crime ambiental e venda de combustível 'batizado' são alvos de ação integrada
A Polícia Civil combate na data de hoje, 13, a ação de empresas suspeitas de atuar  na coleta, armazenamento e/ou rerrefino de óleo lubrificante de maneira irregular. No total, a operação ocorre em e Cuiabá, Várzea Grande e Poconé e é realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA).

Leia Mais:
PF apura esquema de R$ 60 milhões e deflagra ação contra fraude em títulos de terras em MT

Segundo a Polícia Civil, a  operação dá cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão e recebeu o nome de “Metal nas Nuvens”, em alusão à música da banda Legião Urbana que trata do assunto.

Nos locais de busca estão sendo apreendidos materiais considerados produtos perigosos, além de documentos e meios para transporte e armazenamento do material irregular.

A operação tem como objetivo identificar a forma de atuação das empresas, bem como cessar a atuação daquelas que fazem um descarte ilegal do material, como é o caso do óleo lubrificante que é usado, por exemplo, em motores automotivos e em vários processos industriais.

As investigações sugerem suspeita de venda de “combustível batizado”, que mistura óleo queimado com outro tipo de combustível (como diesel, por exemplo). A legislação ambiental, assim como a Agência Nacional de Petróleo (ANP), prevê a destinação legal para o “óleo queimado”.

O delegado adjunto da Dema, Gianmarco Paccola Capoani, explica que as empresas podem estar envolvidas em uma rede que atua nesse tipo de crime ambiental. “Durante as investigações, verificou-se um possível esquema de coleta de óleo contaminado na Baixada Cuiabana e posterior abastecimento de estabelecimentos que utilizam esse produto, altamente perigoso, para produção de energia térmica, geralmente em estruturas de fundição, ou seja queimando esse óleo novamente, causando um dano ambiental imenso, além dos riscos à saúde da população”, destaca.

Danos ambientais

Os danos ao meio ambiente provocados por esse tipo de prática são expressivos. “Apesar do Brasil consumir cerca de 1 bilhão de litros de óleo lubrificantes por ano, apenas cerca de 40% chegam até as empresas cadastradas pela ANP para fazer o devido rerrefino, de acordo com as normas”, explica a delegada Liliane Murata.

Em 2005, o Conselho Nacional do Meio Ambiente editou uma resolução determinando que todo o óleo usado tenha como destino o rerrefino que é um método seguro para a reciclagem do óleo usado.

Normas

De acordo com a ANP, 12 empresas estão aprovadas para recolher o óleo usado e 13 outras empresas autorizadas a fazer o rerrefino – espécie de reciclagem do óleo evitando danos ambientais. Além disso, 37 locais estão autorizados pela agência para estocar o óleo e existe até uma listagem de veículos que podem circular com este material.

“Na prática, empresas que não possuem esta autorização da ANP manipulam, armazenam e/ou transportam esse tipo de óleo, provocando danos ao meio ambiente e com risco de explosão. Algumas delas inclusive em áreas urbanas residenciais, sem qualquer tipo de licença para fazer o transporte de óleo usado. Há situações inclusive em que o produto é estocado em tambores dentro de casa”, explica a delegada titular da DEMA, Alessandra Saturnino.

Atuam na operação: a Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada em Crimes Contra a Administração Pública (DEFAZ) , Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). A atuação conjunta contou ainda com a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Dema) e peritos ambientais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet