Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Todos pela Duda

Criança de sete anos que mobilizou redes sociais encontra doador de medula óssea fora do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal

Criança de sete anos  que mobilizou redes sociais encontra doador de medula óssea fora do Brasil
Após campanha nas redes sociais, familiares e amigos da menina Maria Eduarda dos Santos, de 7 anos, que foi diagnosticada com leucemia aos três anos de idade, comemoram ter encontrado o doador de medula óssea compatível com a criança.  A notícia foi dada pela equipe médica na segunda-feira (12). Agora começa uma nova etapa do tratamento para que não haja rejeição da medula transplantada. Como o doador não mora no Brasil, a medula chega com 72h de antecedência para a cirurgia. A família pede ajuda financeira pois a manutenção do tratamento ainda é um custo muito alto e possivelmente Duda tenha que ir para São Paulo.

 
Leia mais
Familiares pedem doação de medula óssea para cuiabana que luta contra leucemia
 
A mãe de Maria Eduarda, Ritielli Hartz, anunciou através do seu perfil no Facebook: “o tão esperado pedido de natal e aniversario CHEGOU”, ela conta que não teria como não compartilhar, porque se sente um compromisso com todas as pessoas que participaram da luta compartilhando, se tornando um doador, mandando sempre muito carinho para ela.

Em um trecho da postagem ela diz “Saber que tem uma pessoa ali do outro lado do mundo disposta a salvar a vida dela, nossa isso não tem preço!! Agradeço a Deus primeiramente por nos abençoar com esse anjo e por estar sempre conosco guardando a vida da Duda. A todas a pessoas que se prontificaram a ir aos hemocentros se cadastrarem, a todos que nos ajudaram nessa linda campanha e a todos que orarão para que nosso pedido fosse atendido!! E SIM ele foi”.

Maria Eduarda foi diagnosticada com a doença aos três anos. Em abril deste ano ela precisou ser internada mais uma vez, quando foi constatado o retorno da doença. "Após inúmeras campanhas, Maria Eduarda foi internada no Hospital de Amor, em Barretos (SP), onde continua o tratamento”, afirmou Dagliane dos Santos, avó da criança.

Pela lei o doador não pode ter o nome divulgado e o encontro com o transplantado só pode ocorrer após dois anos da realização da cirurgia, a avó de Duda contou ao Olhar Direto o momento que estão vivendo, “Soubemos que haviam achado um doador compatível ontem, estamos muito felizes, a Duda já entende tudo, embora ela tenha sete anos ela sabe que isso significa o fim de um sofrimento”.

A avó ainda afirma que agora começa o inicio do tratamento para que a menina possa receber a nova medula, “Será feita a retirada da medula antiga, e preparado tudo para que ela receba a nova medula e o corpo dela aceite, esse processo todo vai levar de dois a três meses”.

Durante todo esse tempo a família e os amigos fizeram uma campanha incansável nas redes sociais para achar um doador compatível, Dagliane ressalta a importância das pessoas continuarem realizando o cadastramento de voluntários no Registro Nacional de Doares de Medula Óssea, “as pessoas precisam continuar fazendo o cadastro para doador de medula, porque muitas pessoas precisam disso, é um registro que fica disponível para ajudar a quem precisa, e também não podemos esquecer que pode acontecer da Duda não se adaptar ao transplante e precisar fazer outro”.

Embora tenham achado um doador compatível a família ainda precisa de ajuda para se manter durante o tratamento, por enquanto a Maria Eduarda ainda está internada no Hospital de Amor, em Barretos (SP) porém o hospital não tem vagas para a cirurgia de transplantes e a equipe médica está tentando uma vaga no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o que deve elevar ainda mais os custos com estadia e manutenção do tratamento.

Quem tiver interesse e puder ajudar, a família criou uma “Vakinha Online” para receber as doações que podem ser feitas também diretamente nas contas;

Banco Bradesco 
Ag 5355
C/c 4349-4 
Ritielli Santos da Silva
CPF 019.992.471-67

Caixa econômica 
Ag 2685
C/c 013 3052-2 
Poupança 
Maria Eduarda Santos Sandoval 
CPF 056.906.651-42
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet