Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

LDO e LOA

Botelho aguarda apreciação de projetos e diz que é cedo para discutir eleição da Mesa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Botelho aguarda apreciação de projetos e diz que é cedo para discutir eleição da Mesa
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), destacou a retomada dos trabalhos em Plenário, na terça-feira (09), após o período eleitoral. Ele disse que manterá o esforço concentrado para a limpeza da pauta, especialmente, para a apreciação de projetos como a Lei de Diretrizes Orçamentaria (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Em entrevista à imprensa nesta manhã, o parlamentar falou que a transição deverá ser tranquila e afirmou que ainda é cedo para discutir a eleição da próxima Mesa Diretora.


Leia também
Prefeito anuncia 100% de saneamento básico até 2024 e revela não pensar em reeleição


"Estamos à disposição para que conheçam a Casa de Leis, os trâmites de projetos e gabinetes. Acredito que será uma transição normal", avaliou Botelho, pontuando que também manterá a cobrança pela presença dos parlamentares em Plenário até o encerramento desta legislatura.

Ele ressaltou que provavelmente a LDO sofrerá alterações, uma vez que o atual governador sinalizou para a possibilidade de retirá-la da Assembleia e discuti-la com o governador eleito Mauro Mendes (DEM) para posteriormente, reapresentá-la aos deputados.

"Espero que seja feito isso porque é o melhor caminho. O que for feito agora impactará no próximo governo. Nada mais justo que adequar a LDO e a LOA com base no projeto da nova gestão", informou.

Sobre a eleição da Mesa Diretora, o presidente disse ainda que é cedo para esta discussão, já que a nova escolha ocorrerá apenas no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos componentes da nova legislatura. "Ainda há um período muito longo até lá. É um momento de conhecermos os novos parceiros, conversar e ver se há possibilidade para eu concorrer. Se houver sinalização positiva, evidentemente vou me candidatar. Se não, vamos encontrar outro nome sem problema algum", esclareceu Botelho.

FEEF

Sobre o veto à proposta de alteração da Lei 10.709/18, que institui o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso – FEEF/MT, o presidente explicou que a modificação é necessária para ajudar os frigoríficos de médio e pequeno portes, adequando a alíquota de acordo com o que o setor suporta, evitando o fechamento de várias plantas frigoríficas e, consequentemente, aumento do desemprego. São frigoríficos que abastecem o mercado interno e ficaram com uma carga tributária muito alta de 3,5%, enquanto os que vendem fora de Mato Grosso não participam do fundo. A proposta foi amplamente discutida entre os empresários, secretário de Fazenda, Rogério Gallo e os deputados.

"O governo vetou por questões eleitorais, conforme parecer da Procuradoria-Geral do Estado, de que em período eleitoral não se pode fazer a redução. Vamos avaliar agora que já acabou a eleição para saber se é possível derrubar o veto, inclusive o governo disse que concorda".

Sobre as expectativas para o encerramento do ano, Botelho acredita que o governador Pedro Taques (PSDB) não deverá efetuar o pagamento das emendas parlamentares. Apenas colocar o duodécimo em dia, pagando do mês de janeiro, ainda pendente, em três parcelas. Já dos anos anteriores devem ser negociados a partir do ano que vem. "Essa é a nossa expectativa!", afirmou, ao acrescentar que a falta de pagamento das emendas provocou um grande impacto no resultado das eleições, já que os deputados direcionaram emendas para ajudar os municípios, mas os investimentos não chegaram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet