Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

operação Catarata

WS chama reportagem do Fantástico de fiasco e apresenta projeto de lei para regulamentar Caravana

Foto: GCOM-MT

WS chama reportagem do Fantástico de fiasco e apresenta projeto de lei para regulamentar Caravana
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), vice-líder do Governo Taques na Assembleia Legislativa, condenou a reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibida no último domingo e que denunciou supostas irregularidades na Caravana da Transformação. O tucano acusou a reportagem de mentir tendenciosamente e afirmou, ainda, que irá apresentar um projeto de lei para que o programa de torne definitivo.


Leia mais:
- Supostas irregularidades em cirurgias na Caravana da Transformação são destaque no Fantástico
- Governo rebate Fantástico, aponta equívoco do MPE e destaca alcance de Caravana da Transformação


“Eu vejo que até as grandes redes de comunicação cometem erros grassos. Quem assistiu atentamente ao Fantástico, observou que a chamada para a matéria foi muito mais contundente e forte do que a matéria. A matéria foi um fiasco. De 66 mil pessoas cirurgiadas, apenas duas fizeram denúncia. Foi um fiasco, foi um tiro no pé. O que eu aconselho é que essas redes de comunicação tenham mais cuidado, sob pena de pouco a pouco perder a credibilidade das matérias que fazem”, criticou Wilson Santos.

A reportagem do Fantástico mostrou parte das investigações da Operação Catarata, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que apura supostas cirurgias ‘fantasmas’ durante a Caravana da Transformação.

No último dia 28 de setembro deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, na pessoa de Mauro Zaque, ofereceu denúncia contra o governo do Estado, o secretário de Saúde (SES), Luiz Soares e mais oito pessoas.

Na reportagem, frisa-se que foram realizadas mais de 60 mil cirurgias, o que para o MP, seria inviável. Cada consulta teria de ter a duração de dois minutos e 30 segundos. Na prática, cada médico teria de atuar por oito horas, sem nenhum tipo de interrupção, aponta Zaque.

Em nota, o Governo afirmou que sempre houve lisura na execução do programa e garantiu que não autorizou e nem fez pagamento das nove cirurgias dos pacientes citados na reportagem do Fantástico.

Afirmou, ainda, que desde 2016 a Caravana já esteve em 4 edições em várias regiões de Mato Grosso e que realizou mais de 60 mil cirurgias oftalmológicas e atendeu mais de 52 mil pessoas em todo o Estado.

“Estou inclusive apoiando um projeto de lei que vai tornar a Caravana definitiva, institucional. Independente dos próximos Governos que ela continue indo ao encontro do mais humilde, dos mais pobres”, disse Wilson Santos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet