Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Cidades

Próximo mês

Período de matrículas e rematrículas em creches começam em dezembro; veja cronograma

Foto: Jorge Pinheiro/Prefeitura de Cuiabá

Período de matrículas e rematrículas em creches começam em dezembro;  veja cronograma
O período de rematrícula para os 51 mil alunos já cadastrados na rede pública municipal de ensino de Cuiabá para o ano letivo de 2019 será de 3 a 7 de dezembro, após esse período as vagas serão abertas para novos alunos do dia 17 a 20 de dezembro. As creches disponibilizarão cerca de três mil novas vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. As solicitações deverão ser feitas pelo portal Matricula Web, que será disponibilizado no site da Prefeitura.

Leia mais
Escola em Cuiabá funciona com energia solar e secretário planeja implantação em creche
 
No dia 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação publicou na página 29 do Diário Oficial nº 1466, a Portaria nº 448/2038/GS/SME, com informações sobre o calendário, documentos necessários e outras orientações. De acordo após o período de rematricula será informado o número total de vagas na rede pública municipal de ensino. A expectativa é de que para as creches sejam disponibilizadas mais de 3 mil vagas.

Encerrada os pais ou responsáveis poderão acessar o portal Matricula Web para solicitação de vaga para novos alunos, na faixa etária dos 0 aos 3 anos e 11 meses, para as unidades educacionais de creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé.

Para facilitar o acesso aos pais ou responsáveis, nos dias 17 e 18 poderão ser solicitadas matriculas para unidades localizadas nas Regionais Norte e Leste; e nos dias 19 e 20, para as unidades localizadas nas Regionais Sul, Oeste e do campo.

“Os pais ou responsáveis terão que preencher um cadastro e a solicitação de matricula para alunos novos, disponíveis no Portal Matricula Web. Após a solicitação a CPODE e a Coordenadoria de Informação e Estatistica da secretaria farão a analise dos cadastros e confirmarão as matriculas que serão atendidas de imediato”, explicou a coordenadora da Comissão Permanente de Organização Escolar (CPOE), Conye Maria da Silva Bruno.

As solicitações de matricula que excederem o número de vagas disponíveis, automaticamente serão encaminhadas para o Cadastro de Demanda, para atendimento futuro.

Os pais ou responsáveis cujas matriculas serão atendidas de imediato receberão um aviso via e-mail ou SMS, e deverão comparecer nas escolas, com os documentos necessários, no prazo de três (03) dias úteis, a partir da convocação. Essas convocações terão início no dia 22 de janeiro de 2019. A listagem das solicitações que serão atendidas também serão divulgadas nas escolas e no site da Prefeitura de Cuiabá.
As matriculas para alunos novos nas unidades de Educação Básica (EMEB’s), Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as crianças de 04 a 14 anos, serão realizadas no período de 07 a 10 de janeiro de 2019. Nos dias 07 e 08 de janeiro, para as unidades de ensino localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 09 e 10 de janeiro de 2019, para as Regionais Sul e Oeste, também pelo portal Matrícula Web.

Também nesses casos, os pais ou responsáveis deverão comparecer as unidades escolares para efetivar as matriculas, munidos de documentação, no período de 14 a 16 de janeiro de 2019.

Rede municipal
A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 51 creches, 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), 81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s), e 8 escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 51.163 estudantes de 0 a 14 anos, além alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, o sistema de ensino do município de Cuiabá composto pelas escolas públicas, privadas e filantrópicas, atendem 33% das crianças com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses, e 93,35% das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. 

Sobre isso, o secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse que mesmo disponibilizando mais de 8,7 mil vagas nas creches, o município não consegue atender toda a demanda. “O prefeito Emanuel Pinheiro vem trabalhando para abrir novas salas de aulas com a implementação de programas de revitalização, salas móveis e construção de novas unidades”, salientou.

Em 2019 a Prefeitura de Cuiabá vai entregar dois novos CMEI’s nas regiões do CPA III e Recanto do Sol. Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idades de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 

De acordo como último relatório da CPOD, das 8.794 solicitações de matriculas feiras pelo portal Matricula Web, 4.762 foram atendidas em 2018. O déficit atual de vagas é de 4.035 vagas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!