Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SOLIDARIEDADE

Famílias que perderam tudo com chuva pedem ajuda para reconstruir a vida

Foto: Fabiana Mendes / Olhar Direto

Famílias que perderam tudo com chuva pedem ajuda para reconstruir a vida
As fortes chuvas em Cuiabá ainda não deram trégua e continuam causando destruição e atingido as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Na última semana, duas famílias do bairro Santa Izabel, tiveram suas residências tomadas pela força da água e perderam tudo. Agora, elas pedem doações de móveis e alimentos.


Leia mais: 
Após chuva e destruição de casa, campanha arrecada móveis para atletas de Jiu Jitsu

Nos últimos 15 dias, a capital registrou 133,9 mm, total que corresponde a 77% da média para novembro que é de 173 mm. Há muito ar úmido e quente sobre o Centro-Oeste e nuvens bastante carregadas vão continuar se formando em diversos locais da região nos próximos dias.  A previsão do tempo aponta que os dias serão de sol, mas com pancadas de chuva que podem ocorrer a tarde e à noite.
 
Quem circula pela Rua Presidente João Goulart se depara com colchões, sofá, fogão e entulhos retirados da casa de Alairce Paz da Silva, de 40 anos. Ela mora no mesmo local há oito anos e estava no trabalho quando recebeu uma ligação do filho informando que a chuva havia invadido o local.
 
“Ele [filho] me ligou chorando para avisar. Eu não pensei que estivesse desse jeito. Quando ele ligou eu disse ‘vai lá e limpa’. Ele conseguiu. Ele não tinha visto o muro que estourou lá atrás. Quando viu, perde totalmente às forças. Não deu para salvar nada”, relatou ela, que vive de aluguel.
 
A água invadiu a residência por conta de um córrego não canalizado que passa atrás da casa. O alto volume de chuva fez com que ele transbordasse e parte da água fosse parar diretamente na casa de Alairce. 

Na manhã da última segunda-feira (19), ela recebeu a visita da primeira-dama Marcia Pinheiro, que junto com a Secretaria de Assistência Social fizeram um levantamento do que poderá ser doado para as famílias que tiveram suas casas tomdas pela água. 
 
Alairce perdeu todos os móveis de sua residência. Até o momento, só conseguiu a doação de colchões e alguns alimentos perecíveis. O proprietário do imóvel disse que tenta encontrar um novo local para que ela se mude em breve. Quem tiver interesse em ajudar essa família com geladeira, fogão, armári, guarda-roupas e alimentos pode entrar em contato através do seguinte telefone: (65) 99933-5931.
 
Alguns metros a frente da casa de Alairce está localizada a residência da idosa Maria Narcisa da Silva, de 78 anos. Aos fundos, mora sua filha,  que teve grandes prejuízos. Na residência dela, a água chegou a atingir 1 metro de altura. Por conta da enxurrada, um buraco foi feito no muro da aposentada para escoamento da água. 



Ela perdeu quase todos os móveis de sua casa e também precisa de ajuda. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo seguinte telefone: (65) 9213-3493.
 
Assistência social
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano prestou atendimentos emergenciais às famílias moradoras do bairro Santa Izabel atingidas pela forte chuva que caiu na noite da última sexta-feira (16) e seguiu a madrugada inteira na Capital.
 
A secretária adjunta, Hellen Ferreira acompanhada da diretora de Gestão, Benedita Bispo e da assistente social Cibele Rodrigues estiveram no local na tarde do último sábado (17) para a entrega de cestas básicas, kits de higiene e caixas de leites para famílias com crianças. Para fazer a limpeza, como a retirada dos entulhos, a Secretaria de Serviços Urbanos também participou da ação.
 
Ao todo 17 famílias foram atendidas. Segundo Hellen Ferreira, além das entregas emergenciais, as famílias atendidas foram cadastradas e serão encaminhadas para os Centros de Referências Sociais (CRAS) da área de abrangência para continuarem o acompanhamento e sendo beneficiadas com os programas sociais de governo federal. “Nesse primeiro momento nós cadastramos todas as famílias e verificadas quais as necessidades para que eles possam receber benefícios sociais como o Bolsa Família”, disse Hellen Ferreira.
 
Alguns moradores disseram que molhou utensílios domésticos, camas e alimentos. “Perderam colchão, guarda-roupas, armário e roupas, entre outros móveis. A situação é bem preocupante. Eles estão precisando de muitas doações. Toda ajuda é muito bem-vinda”, comentou a secretária adjunta.
 
Essas famílias moram nas ruas Ítrio Correa da Costa, Clara Nunes, João Goulart, Nova Olímpia, Allan Kardec e Neuza Lula Rodrigues, no bairro Santa Izabel, em Cuiabá.
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet