Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Projeto de Lei

Vereador propõe instalação de temporizadores em semáforos com detectores de avanço

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Vereador propõe instalação de temporizadores em semáforos com detectores de avanço
O vereador Diego Guimarães (PP) apresentou em sessão na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que determina a instalação de temporizadores nos semáforos que possuem detectores de avanço de sinal no município de Cuiabá. De acordo com o parlamentar, o objetivo da matéria é possibilitar que os condutores sejam informados do tempo restante para mudança de sinal.


Leia também
De férias, Mendes grava vídeo e assegura que decisões de Taques poderão ser anuladas


O teor do projeto esclarece que a fiscalização por meio eletrônico tem contribuído muito com os órgãos de trânsito para cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Todavia, a fiscalização feita pelos aparelhos tem gerado efeitos contrários tendo em vista que a mudança inesperada do sinal luminoso obriga alguns condutores a frearem bruscamente para não ser multado.

A ação, segundo o vereador geralmente causa acidentes provocando danos materiais e físicos, não somente aos envolvidos, mas também aos pedestres que se encontram nas proximidades.

A incidência desses acidentes, conforme Guimarães, poderia ser reduzida com instalação de semáforo com temporizadores aptos a informar com precisão o tempo restante para mudança de sinal.

“O primeiro ponto importante é evitar acidentes. Além disso, queremos estudar também com a secretaria de Mobilidade Urbana a questão do fundo municipal para saber como está sendo aplicado o dinheiro das multas aplicadas no município”, pontuou Diego.

O projeto ainda destaca que a implantação dos temporizadores não representa nenhum problema para o município, que seriam custeados com as multas arrecadadas, o que é previsto no código de trânsito.

Caso aprovado, o projeto de lei estabelece um prazo de 90 dias para que sejam efetuadas as mudanças nos semáforos. O projeto foi subscrito pelo vereador Dilemário Alencar (Pros).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet