Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Luger

Exames de Balística identificam cinco armas usadas em sete assassinatos

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Exames de Balística identificam cinco armas usadas em sete assassinatos
Exames de confronto balístico realizados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificaram cinco armas empregadas em sete homicídios dolosos associado ao tráfico de drogas investigados pela Operação Luger. A ação, que faz referência ao modelo de arma utilizado pelos criminosos, foi deflagrada no dia 22 pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso em investigações das Delegacias Regional e Municipal de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), com o Núcleo de Inteligência.


Foram examinaram 53 estojos, 17 projéteis de arma de fogo, cinco armas de fogo calibre 9mm Luger. As análises resultaram em seis laudos periciais, que foram anexados aos inquéritos.

Leia Mais:
Mais de 800 galos de rinha estimados em R$ 1 milhão são apreendidos em ação conjunta

Conforme o Gerente de Perícias de Balística, Emivan Batista, o delegado regional de Pontes e Lacerda, Rafael Mendes Scatolon encaminhou armas e projéteis apreendidos com suspeitos de organizações criminosa. Após a identificação de duas armas com o mesmo calibre, os peritos orientaram a autoridade policial no direcionamento das apreensões quanto ao calibre das armas que poderiam estar relacionadas aos homicídios investigados.

Segundo a investigação, a arma de fogo utilizada nas mortes de Renato Santos Barbosa, Edmar Rodrigues de Freitas e Vlader Ronaldo Leite Ribas é mesma, uma pistola calibre 9mm, conforme laudo pericial de comparação dos projéteis e estojos. Já Eder Bispo Dos Santos e Francisco Barros de Lima foram mortos com outra arma de fogo.

Outra perícia de confronto balístico realizada na pistola 9mm Luger, apreendida no dia 29 de junho durante as investigações na casa da irmã do suspeito Lázaro Vieira Rodrigues, deu positivo para a arma usada nos homicídios de Wanderson Morais Almeida e sua filha de dois anos, além da tentativa contra a esposa e mãe da criança, que ficou ferida. O crime ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2018.

Investigação

A investigação começou após denúncia realizada no disque denúncia da Delegacia Regional (65 99953-1190), que apontava os suspeitos como principais responsáveis por uma série de crimes contra a vida, ocorridos na cidade de Pontes e Lacerda.

Para a operação a Justiça da comarca expediu oito mandados de prisões temporárias (30 dias) e nove buscas e apreensão contra os criminosos que estão diretamente ligados à homicídios dolosos de pelo menos sete pessoas, assassinadas nos anos de 2016, 2017 e 2018. 

Os mandados de prisão são cumpridos em Pontes e Lacerda e na cidade do estado de Goiás, Mozarlândia. As buscas são realizadas nos municípios mato-grossenses de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista do Oeste e de Pontes e Lacerda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet