Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

2014 a 2017

Defaz cumpre cinco mandados e apura esquema de fraudes em secretaria municipal

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Defaz cumpre cinco mandados e apura esquema de fraudes em secretaria municipal
A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a operação “Ippon”,  que apura desvios de recursos públicos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do município de Cuiabá, entre os anos de 2014 a 2017, abarcando as gestões de Mauro Mendes (DEM) e Emanuel Pinheiro (MDB).


Leia Mais:
Prefeitura reabre licitação para instalação do sistema 'Faixa Verde' que terá 1,5 mil vagas

No total, segundo a assessoria da Polícia Civil foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão. Um dos alvos trata-se da sede da Secretaria de Assistência Social, instalada no bairro Renascer, além de residências da Capital. 

A investigação apura desvios por meio de convênios firmados pela Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Mato-grossense de Artes, Cultura e Desporto. 

Segundo apurado, o instituto criava projetos que em tese beneficiariam crianças e adolescentes, mas há informações de que teriam sido usados para atender interesses pessoais, mediante a utilização de notas fiscais fraudulentas para justificação de verbas públicas.

A reportagem tentou contato com representantes do instituto, mas os dois telefones estavam desligados.

A operação Ippon recebeu esse nome em alusão a expressão utilizada em competições de artes marciais  para atribuir um golpe perfeito.

A Prefeitura de Cuiabá se manifestou através de nota, confira abaixo:

Sobre a operação Ippon, deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pela Polícia Judiciária Civil na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou que o secretário Wilton Coelho e demais servidores da Secretaria, colaborem com documentos, informações e o que mais for necessário ao trabalho da Polícia.

A Pasta é alvo da operação Ippon, que investiga possíveis irregularidades nas últimas gestões. De acordo com Emanuel, a administração do município é a maior interessada no resultado da averiguação e, por este motivo, a Procuradoria Geral já está acompanhando o caso. 

Ele reforça que aguardará a finalização do procedimento para tomar um posicionamento concreto e adotar as medidas cabíveis em relação ao suposto envolvimento de funcionários da Prefeitura.

Atualizada às 09h06.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet