Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

não prosperou

Botelho arquiva mais um afastamento de Taques e adia parecer sobre pedido do MPF

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Botelho arquiva mais um afastamento de Taques e adia parecer sobre pedido do MPF
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), arquivou mais um pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB). Este é o segundo requerimento arquivado pelo democrata, dos três processos contra Taques que correm no Legislativo. O terceiro, uma representação do Ministério Público Federal (MPF), ainda aguarda parecer da Procuradoria da Casa de Leis.


Leia mais:
- Servidores do Judiciário oficializam pedido de impeachment; Taques diz que não cabe a sindicato debater duodécimo
- Botelho decide em cinco dias se acata representação contra Taques por crime de violação orçamentária
- Botelho "enterra" pedido de afastamento contra Pedro Taques


“A Procuradoria da Assembleia aponta várias diferenças e descaracterização do crime de responsabilidade como ilícito penal, qualificando como infração de cunho político-administrativo. É necessário que exista justa causa para o recebimento e processamento da acusação apontada”, declarou Botelho, ao ler o parecer da Procuradoria.

O requerimento arquivado por Botelho nesta terça-feira (27) havia sido protocolizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat) em janeiro deste ano. O pedido se justificava pelo não pagamento integral do duodécimo ao Poder Judiciário.

No início do mês, a Assembleia também arquivou o pedido da deputada Janaina Riva (MDB), feito com base nas informações repassadas pelo empresário Alan Malouf em acordo de colaboração homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Ambos os requerimentos não foram sequer levados à votação.

Há na Casa, ainda, um terceiro pedido de afastamento do governador Pedro Taques, feito pelo Ministério Público Federal, por crime de responsabilidade contra lei orçamentária. Este último foi apresentado no dia 30 de outubro e, na ocasião, Botelho afirmou que iria se pronunciar sobre a representação em cinco dias.

Passado quase um mês desde então, o presidente da Assembleia Legislativa afirmou que deu mais 15 dias para que a Procuradoria da Assembleia se manifeste acerca da representação do MPF.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet