Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Legenda contra feministas

Postagem com suposto gesto nazista de alunos em Cuiabá gera revolta; envolvidos alegam juramento

Foto: Reprodução / Facebook

Postagem com suposto gesto nazista de alunos em Cuiabá gera revolta; envolvidos alegam juramento
Circula nas redes sociais uma imagem de estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano fazendo um suposto gesto que remete à saudação nazista, que significa lealdade a Adolf Hitler. Em um vídeo de retratação, os alunos dizem que o braço levantado refere-se ao juramento de um aluno quando ele se forma. No entanto, a legenda da foto diz: “O terror das feministas!!”.


Leia mais: 
Repórter é chamada de gorda ao vivo e responde com lição de feminismo: 'O corpo é meu'

A foto foi compartilhada no perfil de um dos estudantes no Facebook. Depois da má repercussão, ele apagou seu perfil na rede social. No Twitter, foram mais de 5.631 curtidas e 2.137 retweets em apenas uma publicação comentando sobre o assunto.
 
Na página da escola no Facebook, diversos internautas cobraram um posicionamento da instituição. “O que é isso? Gostaria de saber o posicionamento da escola e o que farão com esses estudantes que fizeram apologia ao nazismo”, disse uma internauta.
 
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) informou que os envolvidos se retrataram por meio de um vídeo, que foi disponibilizado nas redes sociais e o caso foi registrado na ficha escolar dos estudantes.
 
“A segunda foto que eu postei, muita gente tá falando do nazismo, mas é um engano. A gente sente muito pelo gesto. É um engano. A gente queria fazer aquela foto de recordação da formatura. Quando o aluno se forma, ele faz um juramento, no qual ele estende o braço, essa era nossa intenção na foto. A gente percebeu depois que acabou não demonstrando isso. Fizemos coisa errada. A gente pede sinceramente que nos perdoem”, diz um aluno no vídeo de retratação. "Não temos direito de criticar nenhuma raça, religião, ideias. Com isso, por favor, nos perdoem, foi um erro”, comenta outro aluno.
 
A pasta, por meio de nota, afirmou repudiar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. Acrescentou também que todas as medidas pedagógicas já foram tomadas, inclusive com reunião da direção da escola com os pais dos estudantes.

Confira posicionamento da Seduc na íntegra: 

Sobre incidente envolvendo alunos uniformizados da EE Liceu Cuiabano, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:
 
1 – A Seduc, bem como a direção da unidade, repudiam toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. A educação estadual tem como missão o desenvolvimento da Cultura da Paz nas escolas;
 
2 – A Secretaria informa que todas as medidas pedagógicas já foram tomadas, inclusive com reunião da direção da escola com os pais dos estudantes;
 
3 – Ressalta que os envolvidos se retrataram por meio de um vídeo, que foi disponibilizado nas redes sociais e o caso foi registrado na ficha escolar dos estudantes envolvidos;
 
4 – Por fim, reforça que o Liceu Cuiabano é referência na educação pública e há 139 atua na formação dos jovens mato-grossenses.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet