Olhar Direto

Notícias / Cidades

Falso nutricionista com mais de 26 mil seguidores é autuado por exercício ilegal da profissão

Da Redação - Fabiana Mendes

28 Nov 2018 - 12:20

Foto: Reprodução / Facebook

Falso nutricionista com mais de 26 mil seguidores é autuado por exercício ilegal da profissão
Um universitário de Cuiabá identificado como Danilo Macena, com mais de 26 mil seguidores nas redes sociais, foi autuado por exercício irregular da profissão de nutricionista e propaganda enganosa nesta terça-feira (27).  A ação foi realizada pela Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, após denúncia do Conselho Regional de Nutrição (1ª Região). 

Leia Mais:
TJMT mantém prisão de falso policial civil que roubava casas

Segundo a assessoria, as investigações apontaram que Danilo conhecido como “Balu”, postava em seus perfis em redes sociais publicações informando sobre prescrição de dietas, por meio de consultoria online, além de palestras de nutrição. Ele também postava fotos de pacientes em “evolução” após seguirem seus aconselhamentos. 

Em depoimento na delegacia, o estudante do 6º semestre de nutrição de uma faculdade particular de Cuiabá afirmou que sua experiência pessoal de vida, como ex-obeso o auxilia na prescrição de dietas e na motivação de seus seguidores. 

O autuado também contou que possui curso com duração de 60 horas, para atuar como coach no seguimento fitness, e que em seu perfil constou por determinado período o termo “graduado” - em vez de “graduando” - em razão de um erro de digitação que foi corrigido. Afirmou ainda que esclarecia os seguidores com quem conversava que era estudante de nutrição. 

Após tomar conhecimento das publicações, o Conselho Regional de Nutrição – 1ª Região - encaminhou à Delegacia do Consumidor notícia-crime pedindo providências e explicando os motivos pelos quais o estudante não estaria habilitado para exercer a atividade que oferece nas redes sociais. “Em análise há indícios concretos de exercício ilegal da profissão. Ele anuncia abertamente nas redes sociais que é nutricionista, ofertando a prescrição de dietas, acompanhamento e orientação nutricional, o que configura infração penal e representa risco à saúde da coletividade”, diz trecho do documento. 

A lei federal 8.234/1991, que regula o exercício da profissão de nutricionista no Brasil, esclarece que as atividades de assistência e educação nutricional são privativas do nutricionista (com curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e inscrição no Conselho Regional de Nutrição). O objetivo das exigências é a proteção da sociedade de ser atendida por profissionais não-habilitados. 

O estudante vai responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão (art. 47 da Lei das Contravenções Penais) e propaganda enganosa (art. 67 da Lei n. 8.078/90). O caso segue em apuração pela Delegacia do Consumidor.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Modelo fitness
    30 Nov 2018 às 10:26

    Pelo visto o SR Marcio desconhece a vida acadêmica, Estágio existe SIM! mas ele acontece com SUPERVISÃO de um profissional habilitado que ao final emite um relatório para a universidade avaliando o desempenho do discente! O que esse rapaz tá fazendo é EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO SIM! Ele não faz ideiaaaaa do perigo que é fazer uma dieta para um obeso, vai mto além da nutrição... #parabénsPJC #parabénsCRN

  • Marcio
    29 Nov 2018 às 23:48

    Conheço ele é infelizmente não foi isso que aconteceu conforme matéria. Ele nunca se intitulou nutricionista e muito menos atendia em lugar nenhum. Cibele Cristina você sabia que universitários atendem no 6 semestre DE GRAÇA no estágio? Permitido por lei! Assim como médicos em estágio também atendem de graça quem não tem condições de pagar plano de saúde, que justificativa mais burra a sua hein

  • Modelo fitness
    28 Nov 2018 às 20:39

    Qual o "pobRema" né Cristiane Mathias.. no "Instragando" tem vários consultores nutricionais on line e em academia famosa , sem CRN, sem coach, sem Porcaria nenhuma!! kkkkkk

  • Cibele Cristina do Carmo Amaral
    28 Nov 2018 às 19:12

    Cristiane Mathias, só porque ele é marido da sua amiga não tem gravidade? Você iria se consultar com um médico que ainda não é formado? Acha correto ele enganar as pessoas se dizendo nutricionista? Se você não entendi a gravidade de colocar em risco a vida das pessoas e cometer estelionato, puxa vida...

  • CRISTIANE MATHIAS
    28 Nov 2018 às 15:20

    ELE É MARIDO DA MINHA AMIGA, NÃO ENTENDI A GRAVIDADE..

  • escragiario
    28 Nov 2018 às 13:16

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet