Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Arquivo Nacional

FAB tem registro de pelo menos quatro óvnis avistados em Mato Grosso; veja casos

Foto: Reprodução

FAB tem registro de pelo menos quatro óvnis avistados em Mato Grosso; veja casos
O Sistema de Informações do Arquivo Nacional tem em seus registros pelo menos quatro aparições de Objetos Voadores Não Identificados (Óvnis) em Mato Grosso. Um dos casos aconteceu em 2002, no Centro Sul, de Cuiabá. No país, desde 1950 há relatos de avistamentos destes objetos.


Leia mais:
OVNI em Vila Bela
 
O primeiro caso é de junho de 1994, em São Félix do Araguaia (MT). Conforme o médico identificado como Cecílio, os dois objetos que ele avistou tinham forma de estrela e eram azuis. A observação durou duas horas e os Ovnis estariam voando próximos. Eles estavam parados.
 
Em novembro de 1995, um piloto comercial também relatou ter avistou um Ovni durante um voo de Cuiabá para São Paulo (SP). O objeto estava a 200 milhas de distância e foi visto a uma altitude de 10,6 mil metros. O ‘evento’ durou 40 minutos e a suposta aeronave tinha luzes verdes, vermelhas e brancas.
 
O piloto, identificado como Sérgio Teixeira dos Santos, tirou fotografias e afirmou que as condições do céu eram boas (condição VFR). Outras três pessoas estavam o acompanhando.
 
Outro caso é datado de dezembro de 1997, na cidade de Diamantino (MT). Conforme o observador, que não quis se identificar, o objeto era grande, azul e estava caindo. Quando tocou o chão, fez um estrondo e estava em uma trajetória do Sul para o Norte. O Ovni teria caído próximo a BR-364.
 
O último registrado em Mato Grosso foi no bairro Centro Sul de Cuiabá, em janeiro de 2002. O funcionário público, Humberto Hoffay França Campos, afirmou ter visto um Ovni de tamanho oval e com uma velocidade de aproximadamente 200 km/h. O movimento era diametral e as vezes ele ficava parado.
 
“Depois de confirmado não se tratar de efeito óptico, registrei através da minha câmera fotográfica amadora. Quatro fotos, mas só duas confirmaram a visão”, afirmou o funcionário público em um questionário da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
O Arquivo Nacional contabiliza mais de 700 aparições no país, registradas oficialmente pela Aeronáutica pelo menos desde a década de 1950. O caso mais antigo no banco de dados do governo federal data de 1952, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Diversas fotos mostram um objeto arredondado similar a um pires ou aos discos voadores vistos em filmes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet