Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Operação Polygonum

Sema afirma que 595 cadastros sob suspeitas de fraude são alvos de auditoria

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Sema afirma que 595 cadastros sob suspeitas de fraude são alvos de auditoria
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou nesta segunda-feira (3), que os 595 cadastros ambientais que estão sob suspeita de fraude estão em auditoria desde o dia 23 de novembro. As investigações iniciaram em agosto deste ano, quando a Polícia Civil deflagrou a primeira fase da 'Operação Polygonum', que investigava fraudes ambientais no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A terceira fase foi deflagrada na manhã de hoje. 


Leia mais: 
Escritórios de engenharia e administração são alvos de mandados na 3ª fase da 'Operação Polygonum'

A Pasta, por meio de nota, reitera que trabalha em parceria com os órgãos de controle para apurar as eventuais fraudes no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). A assessoria ponderou também que a liderança da Sema, representada pelo secretário de Estado André Baby, e seus servidores estão empenhados em fornecer todas informações necessárias para garantir a legalidade e precisão técnica nos processos ambientais.
 
Sobre os contratos sob suspeita, a Sema afirmou que vem conferindo publicidade e transparência aos registros que foram cancelados ou reativados por meio do Diário Oficial. Além disso foi criado o Grupo de Trabalho com a participação de diversas entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Ministério Público Estadual (MPE), para melhorias no sistema.
 
Nesta fase da operação, nenhum servidor estava envolvido.
 
Operação Polygonum
 
A Polícia Judiciária Civil (PJC) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (03), mais uma fase da 'Operação Polygonum" para o cumprimento de 28 ordens judiciais, sendo dez mandados de prisão contra pessoas acusadas de fraudes ambientais no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no CAR.
 
As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Promotoria de Justiça do Meio o Ambiente e o Núcleo de Ações Competência Originária (NACO) do Ministério Público Estadual.

No total, são 28 ordens judiciais, sendo dez mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e apreensão e sequestro de três veículos. 
 
O nome da operação, Polygonum, faz referências a medidas geométricas de áreas, referenciadas em dados de propriedades, terrenos e cálculos de desmatamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet