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Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

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Custo de R$ 80 milhões com segurança assusta e empresas não fazem proposta para concessão da rodoviária

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

04 Dez 2018 - 16:08

Foto: Rafael Manzutti

Custo de R$ 80 milhões com segurança assusta e empresas não fazem proposta para concessão da rodoviária
O custo de aproximadamente R$ 190 mil mensais com segurança, que totalizaria um valor em torno de R$ 80 milhões no fim do contrato, assustou as empresas interessadas em apresentar propostas para gerir a Rodoviária Shopping de Cuiabá. Com isto, a licitação para a concessão, que será de 25 anos, foi deserta. O objetivo é conseguir R$ 30 milhões em investimentos privados.

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“Uma das reclamações foi o excesso de segurança que nós exigimos. Tudo que você pede de benefício para o cidadão, vira um custo para a empresa. É uma equação natural, há um conflito neste aspecto. Se você autoriza a empresa cobrar estacionamento, para ela é bom, para o cidadão fica pior e aqui não vai cobrar. Mas se autoriza a investir menos, será pior para a população”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte.
 
A segurança armada foi o principal peso para que a licitação desta terça-feira (04) desse deserta, segundo a avaliação da pasta. O custo mensal com este item é de R$ 190 mil mensais, o que daria algo em torno de R$ 80 milhões de custo para a concessionária no fim do contrato, que é de 25 anos.
 
“Nossa tarefa é acertar o ponto correto, ter um equilíbrio entre os benefícios ao cidadão e também criar uma situação de viabilidade para a empresa. Temos que andar neste limite, queremos maximizar no retorno à população. Não vamos entregar um bem para alguém que não tenha qualificação técnica, econômica. É um contrato para mais de 20 anos, tem que ser pensado e bem feito. Se o preço a pagar for esperar um pouco mais para melhorar, não é nada perto do tamanho do prejuízo que pode ser causado se fizer um acordo longo com uma empresa que não tem condições”, comentou o secretário.
 
Com a primeira tentativa fracassada, agora a pasta deverá republicar o edital exatamente como está, na esperança de que uma empresa se interesse. Caso isto não acontece, a equipe se reúne novamente e tenta fazer ajustes no plano.
 
“O cidadão precisa de uma obra rápida, serviços de baixo custo, mas com qualidade. Se não for acertado nesta gestão, temos certeza que será na próxima. Nos primeiros meses a concessionária terá que entregar o projeto executivo e os investimentos de R$ 30 milhões precisarão ser realizados em dois anos”, finalizou o secretário.
 
A concessão é resultado de um choque de gestão executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), com o objetivo de modernizar o atendimento ofertado à população, que, ao pegar ônibus intermunicipal, contará com mais segurança e conforto. 
 
A futura empresa vencedora do processo licitatório poderá explorar comercialmente o local pelos próximos 25 anos. A vencedora do certame terá como obrigação fazer melhorias significativa na estrutura da rodovia.
 
A licitação faz parte de um longo processo de melhoria da rodoviária, iniciado na atual gestão. Em novembro de 2017, o Governo de Mato Grosso contratou, emergencialmente, uma empresa para administrar a rodoviária. Desde então, foram investidos aproximadamente R$ 300 mil em uma série de ações que melhoraram a infraestrutura do terminal, principalmente em acessibilidade, limpeza e segurança para os usuários do transporte coletivo.

10 comentários

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  • Juracy Ady
    05 Dez 2018 às 11:40

    Vivemos na égide capitalista. Empresários almejam lucros. Cuiabá, me perdoem, é uma cidade sem atrativos turísticos. Obviamente ninguém se interessou pela rodoviária.

  • hector
    05 Dez 2018 às 08:42

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  • Chico Bento
    05 Dez 2018 às 08:18

    A falta de leis mais sérias contra a bandidagem, a vadiagem e outras situações nocivas a sociedade, exigem um super aparato de segurança às pessoas do bem. E isso é claro, fica muito caro para qualquer empresa, chegando a inviabilizar seu funcionamento e interesse dos empresários em administrá-la.

  • Gilson
    05 Dez 2018 às 06:42

    A responsabilidade do Estado é SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRA-ESTRUTURA E SEGURANÇA. No restante PRIVATIZAR.

  • Raimundo
    04 Dez 2018 às 22:08

    É inviável, imaginem a folha de pagamento, custos de energia elétrica, a mais cara do Brasil. Só se for um empresário suicida para assumir uma bomba como essa.... Vai continuar um lixo.

  • AVANÇA LOGO MT
    04 Dez 2018 às 17:47

    O CUSTO BRASIL É INVIÁVEL MESMO E INACREDITÁVEL, VANDAS FRACAS INADIMPLENCIA ALTA ,IMPOSTOS ALTOS E IMPRATICÁVEIS DESEMPREGO EM ALTA ,ESTAMOS NUM FUNDO DO POÇO ESSES GOVERNOS PRECISAM CAIR NA REAL

  • AVANÇA LOGO MT
    04 Dez 2018 às 17:47

    O CUSTO BRASIL É INVIÁVEL MESMO E INACREDITÁVEL, VANDAS FRACAS INADIMPLENCIA ALTA ,IMPOSTOS ALTOS E IMPRATICÁVEIS DESEMPREGO EM ALTA ,ESTAMOS NUM FUNDO DO POÇO ESSES GOVERNOS PRECISAM CAIR NA REAL

  • CALEB MIGUEL DA PAIXAO
    04 Dez 2018 às 17:37

    Mas qual vai ser o faturamento nos 25 anos de contrato, o que estas empresas querem é ganhar de mais.

  • Cuiabano
    04 Dez 2018 às 16:55

    O estado quer repassar para o futuro locatário o que não consegue fazer por incompetência. Blá!

  • lais
    04 Dez 2018 às 16:47

    que bom!!! pq iriam querer arrecadar esse dinheiro principalmente no estaciomanento rotativo. iria ser um absurdo

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