Olhar Direto

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Notícias / Cidades

​Examinador do Detran era líder de grupo que vendia CNHs há pelo menos 10 anos; veja nome

Da Redação - Vinicius Mendes

05 Dez 2018 - 10:49

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

​Examinador do Detran era líder de grupo que vendia CNHs há pelo menos 10 anos; veja nome
O delegado Sylvio do Valle, da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), divulgou que o “cabeça” do grupo criminoso que vendia Carteiras Nacionais de Habilitação a candidatos, sem a necessidade da realização de provas, é o examinador do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Sílvio Bueno. No entanto, a polícia ainda investiga se haveria alguém acima dele no esquema.
 
Leia mais:
Defaz cumpre 25 mandados de prisão contra suspeitos de vender CNHs; servidores entre alvos
 
A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) deflagrou nesta quarta-feira (05) mais uma operação em Mato Grosso. O objetivo é o cumprimento de 60 mandados de prisão e busca e apreensão em várias cidades do Estado, com o objetivo de apurar um esquema de venda de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que era operado de dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

“A delegacia fazendária recebeu umas informações no ano passado através de uma coordenadoria de fiscalização do Detran, informando alguns processos onde foram apuradas condutas suspeitas de crime.

A partir deste momento a delegacia instaurou inquérito e complementando o inquérito foram somadas denúncias anônimas, monitoramentos e nós chegamos a um grupo que se instalou dentro do Detran, e este grupo buscava a facilidade na obtenção da CNH por diversos candidatos”, disse o delegado Sylvio do Valle.

A quadrilha já estaria em atividade há pelo menos 10 anos. O líder do grupo, que foi preso na operação de hoje, é Silvio Bueno, um examinador do Detran/MT.

“Nós temos que [o cabeça] é um examinador do Detran. É ele quem coordena todo este esquema, ele quem faz as escalas de viagem, é a partir deste momento que são marcadas as provas práticas, onde é consumado o crime”, explicou o delegado.

A quadrilha chegava a cobrar até R$ 4 mil reais pela CNH. A Polícia Civil ainda não apurou a quantidade total de pessoas que podem ter adquirido as CNHs com este grupo e ainda investiga se existem outras pessoas envolvidas no esquema.

"A informação que nós temos é que os próprios instrutores ou donos de auto escola ofertavam esta facilidade para os candidatos, informando que eles teriam duas formas de retirar a habilitação, da forma normal, mais dispendiosa, que necessita fazer todas as aulas, exame teórico, depois fazer as aulas práticas e o exame prático, ou uma forma mais simplificada, que seria este pacote mais completo, que não precisaria fazer nenhuma aula teórica nem a prova, e também nenhuma aula prática ou a prova prática, e neste esquema a gente conseguiu apurar que conseguiam obter até R$ 4 mil”.

Já foram apreendidos quatro veículos, entre eles caminhonetes de luxo. Diligências foram realizadas também nas residências de examinadores aposentadas, e também estão sendo feitas no interior do Estado.

Operações semelhantes
 
Operações semelhantes foram realizadas ano de 2013 e 2014. A operação “Fraus" da Regional de Barra do Garças (2013) indiciou 125 pessoas no esquema de fraudes na obtenção e emissão de CNH. A operação Narted (2014) da Delegacia Fazendária indiciou 17 suspeitos envolvidos (servidores, ex-servidor, beneficiários, dono e ex-funcionários de autoescolas) no esquema de venda de CNH.
 
"Ainda assim as práticas ilícitas continuaram ocorrendo de forma persistente", analisa a delegada titular da Defaz, Maria Alice Barros Martins Amorim.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Tobias de Aguiar
    06 Dez 2018 às 16:10

    Daiane Renner, você tá quietinha né fia? Pq vc não vai com o carro de som pedir aumento de salário, denuncia também a corrupção dessa latrina. Se manifeste !!!!

  • ernani
    06 Dez 2018 às 15:10

    ladrão robando ladrão no detran vc e obrigado a renova a carteira de 5 em 5 anos pagar uma fortuna pergunto a cada 5 anos eu esqueso o que aprendi ....

  • AVANÇA LOGO MT
    06 Dez 2018 às 12:50

    É VERDADE TEM MUITA GENTE RUIM NO TRÂNSITO GENTE HABILITADO E MAL EDUCADO TEM IMPRUDENTES QUE CORREM DEMAIS ,TEM QUEM NÃO RESPEITA O ESPAÇO DO OUTRO , QUE PODA PELA DIREITA TEM MUITOS , GENTE QUE DIRIGE BEBADO (A) GENTE QUE NÃO RESPEITA FAIXA, TEM DE TUDO E TEM OS EDUCADOS !!!

  • Elias
    06 Dez 2018 às 07:15

    É tem umas ruazinha aí na rua com carro zerinho..duvido que elas passe numa baliza...duvidooooo..mas como tem dinheiro é aprovadissimo na hora...parece uma tartaruga andando na pista de tao.nervosa..taloco

  • Iana
    05 Dez 2018 às 16:13

    Tá explicado então a quantidade de barbeiro nessa cidade. Gente que nunca andou de velocípede, dirigindo carro. Cuiabá consegue ser pior que São Paulo pra dirigir.

  • Eduardo
    05 Dez 2018 às 15:54

    deve ser o povo de VG. la é difícil de andar aff Maria xomano.

  • Carlos Eduardo
    05 Dez 2018 às 13:57

    Há pessoas que se acham o Sr. motorista por viajar bastante, viajar pra um lugar ou outro e estar lá de vez em quando não dá pra ver suas mazelas, a quem mora no lugar e esta sempre, dizer que aqui em Cuiabá é o pior lugar perai, mau motorista existe em qualquer lugar deste Brasil, já que neste lugares o povo respeita o transito não era pra ter acidentes né? mas o noticiário está sempre recheado.

  • Fernando Turi Marques
    05 Dez 2018 às 12:43

    TÁ EXPLICADO!! POR ISSO TEM TANTO NAVALHA NO TRÂNSITO...MOTORISTAS SEM A MÍNIMA NOÇÃO. TENHAM A CERTEZA DE QUE ESSE CIDADÃO CARREGA EM SUA CONSCIÊNCIA MUITAS MORTES QUE ELE MESMO PROVOCOU AO FACILITAR CNH PARA INDIVÍDUOS SEM A MENOR CONDIÇÃO PARA DIRIGIR. DEVEM SER PRESOS ELE E A PESSOA QUE PAGOU PELA CNH, SABENDO QUE NÃO CONSEGUE DIRIGIR NEM CARRINHO DE SUPERMERCADO!

  • Mileide Mihaile
    05 Dez 2018 às 11:36

    Tirei minha carteira de motorista da Flórida por 40 dólares, detalhe: se não passar não paga! Quanta diferença não!?

  • Roberto
    05 Dez 2018 às 11:30

    está explicado a imensidade de motoristas que não conheçem sequer uma placa de sinalização,o que se vê no dia a dia nas ruas de nossa capital são motoristas despreparados e muitos destes devem ser origem desse tipo de fraude no Detran MT.

Sitevip Internet