Olhar Direto

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Notícias / Cidades

Pilotos acenaram ao ver equipe de resgate da FAB e sinal de emergência ajudou na localização

Da Redação - Wesley Santiago

05 Dez 2018 - 10:51

Pilotos acenaram ao ver equipe de resgate da FAB e sinal de emergência ajudou na localização
Um sinal de emergência emitido pela aeronave Cessna Aircraft, que caiu após colidir contra a copa de uma árvore, em Cáceres (218 quilômetros de Cuiabá), ajudou a equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) a localizar o piloto Marcelo Balestrin e o co-piloto John Cleiton Venera, que ficaram quatro dias desaparecidos na mata. Ao avistar as equipes, os dois começaram a acenar, para mostrar que estavam vivos.

Leia mais:
Pilotos relatam que mau tempo causou colisão de aeronave contra copa de árvore; fotos
 
Ao todo, foram aproximadamente 30 militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) envolvidos nos quatro dias de buscas. Mecânicos do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também compuseram a tripulação. A FAB também teve apoio desde sexta-feira do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
 
“Já era o quarto dia de buscas e decolamos por volta das 17h para fazer um padrão onde ainda não havíamos passado com o helicóptero. Cerca de uma hora depois da decolagem ouvimos o sinal do ELT [Emergency Locator Transmitter] e continuamos circulando na região. Logo depois, nossa tripulação avistou a aeronave e já dava pra ver o pessoal acenando pra gente, mostrando que estavam vivos”, conta o Tenente Aviador Fábio Rachildes Pinto.
 
O resgate dos pilotos foi feito já perto do cair da noite: “Pousamos em uma área próxima, os resgateiros desembarcaram e já fizeram a ação inicial, imobilizaram os dois nas macas e levaram para o helicóptero. Mais ou menos às 19h estávamos prontos para decolar. No pouso em Cuiabá a ambulância já estava esperando para levá-los ao hospital”, completou o militar.
 
A operação de busca e salvamento teve início no sábado (1) e foi coordenada pelo Salvaero Manaus, contando também com a participação da aeronave SC-105 Amazonas, que realizou mais de 40 horas de voo durante as buscas.
 
Os dois foram levados ao Aeroporto de Cuiabá, onde foram entregues aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e levados até o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Depois, foram transferidos para o Hospital Santa Rosa, unidade de saúde particular da Capital.
 
Os dois pilotos passaram por cirurgias, por conta das fraturas que sofreram com a queda da aeronave. Imagens disponibilizadas pela FAB mostram o avião preso na copa da árvore contra a qual bateu.
 
Edson Ribeiro, que é amigo de Marcelo há 12 anos, contou ao Olhar Direto que os pilotos disseram que “o mau tempo ocasionou o acidente. Estava muito ruim e a aeronave não é de navegação por instrumento, é de voo visual. Chegando aqui, estava muito fechado o tempo, eles não conseguiram ultrapassar e colidiram contra a copa de uma árvore”.
 
A aeronave teria decolado de Pimenta Bueno (RO) e teria como destino Santo Antônio do Leverger, na sexta-feira (30).
 
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião é um modelo 182P, Cessna Aircraft, fabricado em 1972, pertencente a Wilson Cheris Vera e que está com o certificado de aeronavegabilidade cancelado, em situação irregular.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.