Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

LEVANTAMENTO

Em dez meses, Samu recebeu mais de 30 mil trotes em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Em dez meses, Samu recebeu mais de 30 mil trotes em Mato Grosso
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 33.316 trotes durante o período de dez meses, ou seja, 23% do total de 110.092 ligações entre janeiro e outubro. Segundo dados estatísticos, a grande maioria dessas ligações, foi realizada nos horários de entrada e saída das escolas e durante os intervalos das aulas.


Leia mais:
Candidato a deputado estadual, médico pretende implantar cobertura de Samu em todo estado

A Escola Estadual Senador Azeredo recebeu as atividades do projeto Samuzinho, criado pelo Ministério da Saúde em 2007, com o objetivo de conscientizar crianças do ensino fundamental sobre quando acionar corretamente o Samu. 

De acordo com a superintendente do Samu, Bruna Karoline de Almeida Santiago, essas ligações, além de ocupar as linhas telefônicas, muitas vezes geram deslocamento desnecessário de recursos, envolvendo ambulâncias e motolâncias, ocasionando consequentemente a demora no atendimento para as solicitações que realmente necessitam dos serviços especializados.

Durante as aulas as crianças aprenderão de forma lúdica e dinâmica como ocorre todo atendimento inicial do Samu 192, desde as funções de cada servidor que se encontra na Central de Regulação de urgências (CRU), localizada na capital Cuiabá. 

Segundo informações da assessoria de imprensa, na execução do Projeto nas Escolas, os profissionais da saúde vão orientar quais os casos em que o Samu é indicado para ser acionado, além de receberem aulas práticas de primeiros socorros.

A partir de 2019 o projeto terá continuidade com o agendamento de atividades em outras escolas. As unidades interessadas em receberem o projeto Samuzinho podem manter contato com o Samu por meio do telefone (65) 3317-3200 e solicitar o agendamento. O Samu também confeccionou uma cartilha educativa específica sobre o projeto para ser distribuído nas escolas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet