Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Melhorias no trânsito

Secretário estima conclusão dos semáforos inteligentes até abril: “já vemos resultado”

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário estima conclusão dos semáforos inteligentes até abril: “já vemos resultado”
Com apenas 30% dos semáforos inteligentes instalados pela vias de Cuiabá, o resultado já aparece. Essa é a avaliação do secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, responsável por iniciar a implantação dos equipamentos na capital mato-grossense. Segundo ele, quando tudo estiver finalizado – a previsão é de 100% em abril de 2019 – a mudança no município será ainda mais significativa.


Leia mais:
Vereador propõe instalação de temporizadores em semáforos com detectores de avanço

“Tudo que é novo gera certa preocupação. Mas eu não tenho medo de apostar em coisas que podem dar certo, claro que baseado em estudos, conhecimento. Não tinha porque não funcionar. O pessoal falava que Cuiabá não estava preparada, claro que está. Isso é um marco, deu certo em outros lugares, porque não funcionaria aqui?”, disse o secretário sobre as críticas que recebeu no início da implantação dos semáforos.
 
Até agora, a prefeitura instalou 30% dos equipamentos em Cuiabá: “Olha o bem que já fez para o trânsito. Continuamos avançando e quando tudo estiver pronto, será muito melhor. Os equipamentos se comunicam. Na Isaac Póvoas, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Sérgio Motta já deu certo”.
 
“Acreditamos que em abril de 2019 todos os semáforos estarão interligados e funcionando com 100% da capacidade”, estimou Antenor Figueiredo. Os outros locais que estão recebendo os equipamentos são as avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas e Dom Bosco.
 
“Na rotatória da Sérgio Motta, fui criticado durante quase um mês. Mantive firme nossa posição, porque acreditei que daria certo e deu. Quem reclamava era quem nunca tinha passado por ali e achava que era a maior fila do mundo. Pelo contrário, era a menor que existia naquele horário”, afiançou o secretário ao Olhar Direto.
 
Antenor ainda explica que haverá uma sala de controle dos equipamentos dentro da secretaria, que já está sendo montada. Com os semáforos inteligentes, também será possível fazer estudos no trânsito de Cuiabá, já que eles contam com câmeras. Além disto, as equipes também saberão quando é necessário fazer a troca dos que estejam com alguma peça quebrada.

Semáforos inteligentes
 
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
 
Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
 
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet