Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ponto turístico

Professor diz que ‘Portão do Inferno’ é área de alto risco geológico e cita queda de blocos e erosão

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Professor diz que ‘Portão do Inferno’ é área de alto risco geológico e cita queda de blocos e erosão
O professor-chefe de Departamento da Faculdade de Geociência da Universidade Federal de Mato Grosso, Prudêncio Castro, disse durante audiência pública, na última segunda-feira (10) que o ‘Portão do Inferno’, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, é uma área de alto risco geológico. Além disto, ele citou a queda de blocos e a erosão no local. A ideia é criar no local o Complexo Turístico do Portão do Paraíso.


Leia mais:
Complexo da Salgadeira terá mini pousada e acesso a mais duas cachoeiras maiores
 
Prudêncio iniciou sua explanação dizendo sobre a característica geofísica da área. Ele enfatizou que o local é um mirante situado em um perímetro de curva acentuada, à beira da rodovia e a um nível de 150 metros de altura. “No local existia uma lanchonete, mas infelizmente essa bela vista foi interditada, por risco de desmoronamento, pois a lanchonete ficava à beira do paredão. Algumas pessoas ainda se arriscam parando para tirar fotos”.
 
O professor ainda disse que será necessário implantar uma estrutura que proteja a natureza e dê segurança às pessoas visitantes ao atual Portão do Inferno. “Trata-se de uma área de alto risco geológico, tanto para os veículos que circulam naquela ponte, que está instalada num local de dinâmica natural muito grande devido a queda de blocos, movimentos de massa e mesmo a erosão”, afirmou.
 
Com o objetivo de reverter o quadro e dar mais segurança aos visitantes, Castro fez um alerta para os motoristas que costumam estacionar seus veículos nas imediações da via.
 
“Uma das alternativas encontradas é que os veículos não parem mais na curva, que não tem estacionamento e sem condições de segurança. O projeto prevê o estacionamento distante 200 metros do mirante, em um local seguro e de fácil locomoção para os visitantes”, destacou ele. 
 
No evento foram lançados os projetos citados acima do futuro Complexo Turístico do Portão do Paraíso, hoje chamado de Portão do Inferno, que tem R$ 2,5 milhões para a sua implantação.

Diversos acidentes já foram registrados no trecho conhecido como 'Portão do Inferno', principalmente colisões contra o paredão que existe no local. Além disto, também já foram registradas quedas de rochas na estreita pista, que fica em uma curva acentuada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet