Olhar Direto

Quarta-feira, 20 de março de 2019

Notícias / Educação

Matrículas para novos alunos da rede municipal começam hoje; seis mil vagas disponíveis

Da Redação

07 Jan 2019 - 10:12

Foto: Jorge Pinho

Matrículas para novos alunos da rede municipal começam hoje; seis mil vagas disponíveis
As matrículas para novos alunos poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (7) até a próxima quinta-feira (10), por meio do portal Matrícula Web ou no link disponível no site da Prefeitura de Cuiabá. Mais de seis mil vagas estarão disponíveis para as 81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), localizadas nas quatro regionais da capital, além das escolas do campo.

Leia mais:
Matrículas para alunos da rede estadual começam na próxima semana; confira

Segundo informações da assessoria de imprensa, as matrículas para alunos novos nas unidades de Educação Básica, Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as crianças de 04 a 14 anos, serão realizadas da seguinte forma: nos dias 07 e 08 de janeiro, para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 09 e 10 de janeiro de 2019, para as Regionais Sul e Oeste.

No portal Matrícula Web os pais ou responsáveis encontrarão dois formulários, um deles o cadastro de informações, que deve ser preenchido caso haja mudanças de endereço, telefone ou de outras informações que precisarem ser atualizadas e o de matrícula.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado explicou que para as EMEBs, as matrículas acontecem de forma diferente. “Enquanto para creches e CMEIs os pais ou responsáveis fizeram uma solicitação, agora eles estarão realizando efetivamente a matrícula. Após esse período, os pais serão informados quando devem comparecer às unidades educacionais para levarem os documentos solicitados”, disse Edilene Machado.

É importante lembrar também que as matrículas na rede pública municipal de Cuiabá obedecem a critérios, descritos em Portaria do Executivo municipal que define a prioridade das vagas para alunos com deficiência, beneficiários do programa Bolsa Família, renda familiar e a proximidade da escola.

Sobre as matrículas nas unidades de creche, encerradas em dezembro, as listagens dos novos alunos estarão disponíveis no site da Prefeitura de Cuiabá e nas unidades de ensino, a partir do dia 22 de janeiro.

Uma outra informação importante para os pais e responsáveis é que a Secretaria de Educação de Cuiabá, a partir deste ano, não fará mais atendimento presencial. Todo o atendimento será realizado por meio do Portal Matrícula Web ou pelo telefone 0800 6462003.
 
Rede municipal

A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 51 creches, 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), 81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), e oito escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 51.163 estudantes de 0 a 14 anos, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2019 a Prefeitura de Cuiabá vai entregar dois novos CMEIs nas regiões do CPA III e Recanto do Sol. Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idades de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 
 
Outras seis outras unidades de ensino começaram as obras neste mês de dezembro. Até junho de 2020, a rede contará com mais mil novas vagas.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet