Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

AUMENTO

Cuiabá e Várzea Grande tiveram uma morte a cada dois dias no trânsito; 80% dos crimes ligados a embriaguez

Foto: Reprodução / Assessoria

Cuiabá e Várzea Grande tiveram uma morte a cada dois dias no trânsito; 80% dos crimes ligados a embriaguez
Cuiabá e Várzea Grande registraram 206 mortes no trânsito somente no ano passado. Isso significa um aumento de 6,1% em comparação ao ano de 2017, quando foram registrados 194 óbitos. Segundo informações da Polícia Civil, 80% dos inquéritos instaurados pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) foram para crimes ligados a embriaguez no volante e 16% para homicídios no trânsito.


Leia mais:
Deletran descarta perseguição a motorista que matou dois após andar na contramão da FEB

Com isto, a média do ano passado fica de uma morte a cada dois dias no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande. 

Em 2018, a Delegacia de Delitos de Trânsito instaurou 2.138 procedimentos para apurar crimes de trânsito. Foram 1.156 inquéritos policiais (como lesões corporais graves e mortes no trânsito) e 782 termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Dos procedimentos, foram concluídos 1.036 Inquéritos e 858 TCO’s.

Segundo assessoria de imprensa, o aumento foi de 28,30% nos acidentes com morte em Cuiabá. Em Várzea Grande houve redução em 20,45% nos acidentes de trânsito com óbito, conforme análise da Gerência de Inteligência Estratégica da Polícia Judiciária Civil referente aos atendimentos realizados pela Delegacia de Trânsito.  

“A Deletran terminou o ano de 2018 superando as metas de produtividade e resolutividade de anos anteriores. Entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência foram quase dois mil procedimentos investigativos instaurados e encaminhados ao Poder Judiciário para responsabilização criminal dos envolvidos e diminuição da sensação de impunidade que impera no trânsito da região metropolitana”, pontuou o delegado titular da Deletran, Christian Alessandro Cabral.

Dos TCOs instaurados, 73% foram destinados a apurar crimes de dirigir sem habilitação e 14% para crimes de fuga de local de acidente. Os delitos de trânsito, apurados em termos circunstanciados de ocorrências são aqueles considerados de menor potencial ofensivo que vão para o Juizado Especial, como: lesão leve, omissão de socorro, dirigir sem habilitação, fuga de local, alteração de local de acidente, entregar direção de veículo a pessoa inabilitada.

Além dos atendimentos das ocorrências diárias (sete dias da semana, 24 horas por dia), a Deletran participou de 64 operações de fiscalização Lei Seca, média, de mais de uma por semana.

“Essas ações impactaram em mais de uma centena de prisões de flagrantes de motoristas embriagados e apreensão de veículos irregulares. Para 2019, a Deletran pretende superar os números de 2018, aumentando os números condutores responsabilizado pela prática de crimes de trânsito”, afirmou Cabral.

O delegado ressaltou ainda que será intensificada as ações de fiscalização, em especial,  para reprimir a atuação de grupos em redes sociais que divulgam locais de blitzes, prejudicando as atividades de segurança pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet