Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo desvenda origem de fluxo misterioso no espaço

Um misterioso fluxo de partículas detectado no universo fez nascer a esperança entre os astrônomos de que esta seja a primeira observação de componentes que podem ter originado a matéria escura - uma das questões ainda obscuras da astrofísica. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, acreditam que exista uma outra explicação para a existência do fluxo.


Estudos independentes descobriram recentemente que a matéria misteriosa era constituída de elétrons e pósitrons. Após a apresentação de diversas teorias sobre sua composição, os especialistas sugeriram que essas partículas resultaram da decomposição de matéria escura - o material hipotético que se acredita influenciar na rotação das galáxias. Porém, outros resultados publicados pelos pesquisadores suecos indicaram que o fluxo misterioso pode haver surgido, na realidade, da explosão de estrelas, conhecidas como supernovas.

Supernova remanescente
Segundo Julia Becker, do Departamento de Física da Universidade de Gotemburgo, o conteúdo misterioso é remanescente de uma supernova 15 vezes mais massiva que o Sol, provocada pela morte de uma estrela que explodiu na Via Láctea. Um artigo escrito por Becker e seus colegas também foi publicado na revista científica Physical Review Letters.

Segundo os cientistas, quando uma estrela desse porte explode, a maior parte do material em sua composição é ejetada pelo universo por meio do vento estelar - este gerado no início do processo de morte, quando a estrela perde parte da massa original.

Onda de choque no espaço
Elétrons e pósitrons são acelerados durante o processo, criando uma onda de choque semelhante à que se forma quando um avião ultrapassa a barreira do som.

Para Julia Becker e seus colegas, esta grande onda de choque foi a responsável por criar o fluxo de partículas que os cientistas observaram atônitos. "Isso significa que tenho receio que os cientistas tenham que encontrar outro método de identificação da matéria escura", completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet