Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Transpetro recebe em 2010 os primeiros quatro navios de programa de modernização de frota

A partir de 2010, a Transpetro - subsidiária da Petrobras para a área de logística - começará a receber os primeiros quatro petroleiros de um total de 49 embarcações que serão adquiridas por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).


De acordo com o presidente da empresa, Sérgio Machado, o primeiro dos quatro navios será entregue em janeiro. Três deles terão capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo.

Na avaliação do presidente da Transpetro, o programa vai ajudar a indústria naval brasileira e irá gerar emprego e renda para a população do país.

“Com o Promef, e o consequente crescimento de sua indústria naval, o Brasil está enfrentando o desafio de mudar a sua matriz de transporte, hoje muito concentrada no modal rodoviária, com mais de 60% de participação. Isto faz com o nosso custo de logística represente quase 16% do PIB [Produto Interno Bruto], contra 8% dos Estados Unidos, por exemplo”, disse Machado.

O Programa de Modernização da Frota envolve em sua primeira fase a construção de 26 navios. Entre as embarcações que já foram solicitadas, 15 serão entregues pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE) e quatro pelo Estaleiro Eisa (RJ).

O investimento total previsto nesta fase é de cerca de US$ 2,5 bilhões, com geração de 22 mil empregos diretos. O financiamento do programa é garantido pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet