Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DURANTE VISITA

​Juíza que autorizou inauguração do novo PS rebate vereador Abílio: "você não manda em mim"; vídeo

Foto: Gustavo Duarte

​Juíza que autorizou inauguração do novo PS rebate vereador Abílio:
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara da Ação Civil Pública e Ação Popular da Capital, fez uma visita ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nesta terça-feira (22). A ação foi acompanhada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho. O vereador Abílio Jínior, o Abilinho (PSC), que causou tumulto na inauguração da unidade, foi até o local e falou com a magistrada, que, ao ser questionada, disparou: “você não manda em mim”.

 
Leia mais:
Juíza diz que novo PS funcionará em breve, caso prefeito cumpra solicitações do MP
 
Célia Regina foi quem havia autorizado a inauguração do HMC, mas sem o seu funcionamento. Ela exigiu apresentação de plano de ativação da nova unidade de saúde. Após a visita, ela parou e conversou com Abilinho, que a questionou sobre a lei municipal 6.012 de 10 de dezembro 2015, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, apesar de concluídas, não estejam em condições de atender a população. O vereador disse, no entanto, que a deixaria fazer seu trabalho.

“Você não pode ‘me deixar’ ou não [fazer o meu trabalho], porque você não manda em mim, apesar de ser representante do legislativo, mas você não interfere no trabalho do juiz”.
 
A conversa ocorreu em frente à imprensa e outras pessoas que acompanhavam a visita. Antes de continuar, Vidotti ainda disse ao vereador: “eu sou juíza, vou analisar o processo, e com o meu relatório, com a minha decisão, o senhor vai ter conhecimento, e o senhor pode recorrer, existe um tribunal para isso”.
 
Ao final da visita a juíza preferiu não falar sobre as suas impressões e disse que fará um relatório técnico em breve.  “Eu sei da necessidade da população em ter um atendimento de saúde digno e de qualidade. Se for cumprido pelo poder público municipal o que o Ministério Público pediu, obviamente este hospital estará funcionando em breve. Eu vim aqui para ver se está tudo de acordo. Vim fazer uma vistoria observando a parte estrutural e com os documentos do processo vou verificar o restante, que é a parte cronológica para a realização de concurso público e todas as outras questões relativas à administração pública”, explicou.



A Polêmica

Na inauguração do novo hospital, no dia 28 de dezembro de 2018, o vereador Abilinho fez críticas à ação. Aos gritos de “farsa” e “ato ilegal” ele tumultuou o evento. Foi advertido de que não poderia entrar em um local restrito e chegou a correr dos seguranças.
 
O parlamentar alega que foi infringida a lei municipal 6.012 de 10 de dezembro 2015, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, apesar de concluídas, não estejam em condições de atender a população.
 
Plano de ativação
 
Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.
 
A abertura da 2ª etapa ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.
 
Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet