Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEMANA CONTURBADA

Após ocupação na AL e jornada de protestos, projeto que muda RGA é aprovado na AL

24 Jan 2019 - 22:07

Da Reportagem Local - Carlos Dorileo/Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Após ocupação na AL e jornada de protestos, projeto que muda RGA é aprovado na AL
Ficou para o final uma das pautas mais polêmicas de todo o pacote de medidas austeras encaminhas pelo governador Mauro Mendes (DEM) à Assembleia Legislativa. Já passava das 22h quando os deputados aprovaram o projeto de leis que regulamenta novos critérios na concessão da Revisão Geral Anual (RGA) e condiciona o pagamento da recomposição ao incremento de novas receitas no caixa do Estado. A única emenda acrescida ao projeto trata do gatilho de dois anos para que o assunto seja rediscutido.


Leia mais:
Acordo mantém progressões e promoções de servidores e estabelece “gatilho” para reavaliar RGA

“Caso o poder executivo não alcance no prazo de dois anos a capacidade devida para pagamento da RGA, deverá encaminhar projeto de lei a Assembleia com o objetivo de rediscutir a política pública da recomposição”, diz emenda, que foi lida pelo presidente Eduardo Botelho (DEM) sob fortes vaias.

Conforme outro texto, no entanto, o que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do Estado, parte do valor que for arrecadado através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) será incluído na base de cálculo da Receita Corrente Líquida Ajustada, a fim de possibilitar o pagamento da RGA.

Na prática, a concessão da RGA e de aumentos salariais está vedada quando houver extrapolamento dos limites máximos das despesas com pessoal, ressalvadas exclusivamente as promoções e progressões de carreira. Dentro dessas condições, caso não haja “folga” no caixa do Estado e a recomposição siga “congelada”, o Governo deverá rediscutir o assunto em 2021.

A referida emenda foi definida através de um acordo firmado entre os deputados e os servidores na noite da última quarta-feira (23). O projeto da RGA foi aprovado por 14 votos a favor e 8 contrários. Votaram contra a matéria os seguintes deputados: Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSB), Allan Kardec (PDT), Wilson Santos (PSDB), Saturnino Masson (PSDB), Guilherme Maluf (PSDB), Leonardo Albuquerque (SD) e Wancley Carvalho (PV).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet