Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Temor

Sem combustível, viaturas da Defesa Civil podem não estar aptas a atender desastres; Governo diz ter reserva

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Sem combustível, viaturas da Defesa Civil podem não estar aptas a atender desastres; Governo diz ter reserva
A Defesa Civil de Mato Grosso foi acionada para atender o município de Campo Novo do Parecis (390 quilômetros de Cuiabá), que sofreu com uma forte chuva que inundou ruas e causou transtornos a moradores de três bairros do município, no último domingo (27), mas não pôde ir até o local por falta de combustível. A situação causa temor de que, no caso de algum desastre natural, o trabalho primordial, que é feito nas primeiras horas, seja afetado.


Leia mais:
Forte chuva inunda ruas e causa transtornos em cidade de MT; veja vídeos
 
Uma fonte ouvida pelo Olhar Direto, que preferiu não se identificar, explicou que o município pediu ajuda da Defesa Civil por conta do alagamento de três bairros em Campo Novo do Parecis. Porém, as viaturas não puderam ir até o local por conta da falta de combustível. Diversos carros estão parados no pátio.
 
Com isto, há o temor de que se houver algum grande desastre natural, a Defesa Civil possa demorar para colocar seus veículos na rua, atrapalhando assim o trabalho emergencial, que é feito nas primeiras horas depois do ocorrido.
 
Vale lembrar que a situação da falta de combustível não é exclusividade da Defesa Civil. Recentemente, diversas viaturas também ficaram paradas nas delegacias ou pátios por conta disto. Além disto, houve também o recolhimento destes veículos, já que havia atraso no pagamento dos contratos.
 
Outro lado:

O Governo do Estado informou que a Defesa Civil está temporariamente sem combustível apenas para veículos que realizam serviços administrativos. Diz em nota que "a situação será regularizada até a próxima semana, quando o pagamento junto aos fornecedores de combustíveis será realizado".

Informou ainda que para os casos de atendimento finalístico da Defesa Civil como emergências, o Estado possui reserva de combustível para o abastecimento das viaturas.

Alagamento
 
Segundo informações de moradores do município, a chuva começou por volta das 14 horas do último domingo (27) e causou alagamentos na região central, no bairro Nossa Senhora Aparecida e no Jardim das Palmeiras. Um vídeo enviado à reportagem mostra que uma rua ficou totalmente tomada pela água. Os moradores encontraram dificuldades para circular.
 
Imagens encaminhadas ao Olhar Direto mostram que a água chegou a invadir algumas casas, ainda que em um nível baixo. O problema tem se tornado corriqueiro nesta região da cidade.

Barragem em Poconé

Mato Grosso possui 31 barragens de mineração, sendo que 14 delas têm potencial de médio risco e uma delas é classificada como de alto risco. Os dados constam no relatório mais recente publicado em janeiro deste ano, pela Agência Nacional de Mineração (ANM), sobre situações das barragens de minério em todo país. 

A barragem BR Ismael está localizada em Poconé (a 102 quilômetros de Cuiabá), e tem como proprietário Ismael Ledovino de Arruda. Ela está classificada em situação de alto risco e possui 450 mil m³ e 14 m², que comportam areia. Além disso, possui dano médio de risco associado. No mesmo município, outras barragens possuem médio risco de dano potencial.  
 
Em Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), uma barragem chamada Bacia de Rejeitos, que pertence a Reginaldo Luiz de Almeida Ferreira e tem 625 mil m³ de rocha aurífera é classificada como risco médio, mas com dano potencial considerado baixo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet