Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

19ª Legislatura

Novatos e reeleitos assumem mandato na Assembleia e definem comando da Mesa; Veja perfil de empossados

Foto: Reprodução

Novatos e reeleitos assumem mandato na Assembleia e definem comando da Mesa;  Veja perfil de empossados
Nesta sexta-feira (1) inicia a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a posse dos 24 deputados eleitos no pleito ocorrido em outubro do ano passado. Desta vez, a casa de leis contará com 14 caras novas, além de 10 parlamentares reeleitos.


Leia também
Governo implementa sistema para pagar ‘salário picado’ a servidores de MT


A cerimônia de posse para está marcada para logo mais, às 9h no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, nas dependências da Assembleia Legislativa. Logo em seguida, no Plenário das Deliberações, os parlamentares já empossados realizam a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.

Veja abaixo um perfil dos deputados que vão tomar posse:



Eduardo Botelho (DEM): Atual presidente da Assembleia Legislativa e tentando se reeleger, o empresário Eduardo Botelho é formado em engenharia elétrica na Universidade Federal de Mato Grosso e entrou na vida pública em 2013, quando se filiou ao PSB. No ano seguinte se candidatou a deputado estadual e conseguiu se eleger, tendo 40,5 mil votos, chegando à Mesa Diretora, como presidente do biênio 2017 – 2018. Em 2018, se filiou ao DEM e foi reeleito com 33,7 mil votos.



Janaina Riva (MDB): Única mulher eleita tanto na legislatura que se acaba, quanto na que se inicia, a filha do ex-deputado José Riva é formada em direito e desde cedo está ligada a política participando de militâncias partidárias. Em sua primeira disputa eleitoral em 2014 foi eleita com 48,1 mil votos. Já na eleição de 2018, a parlamentar de 30 anos foi a mais votada do Estado, com 51,5 mil votos.
 


Nininho (PSD): Prefeito do município de Itiquíra, por três vezes, o empresário Ondanir Bortolino, o Nininho está no seu segundo mandato como deputado estadual. Foi reeleito na eleição de outubro como o segundo mais votado, com 37,5 mil votos.
 


Max Russi (PSB): Ex-vereador e ex-prefeito da cidade de Jaciara, Max Russi foi eleito deputado estadual em 2014, com 20,6 mil votos. O parlamentar chegou a se afastar do cargo para assumir os comandos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Casa Civil, durante o governo Taques. Na eleição de outubro de 2018, o parlamentar conseguiu ser reeleito, com 35 mil votos.
 


Delegado Claudinei (PSL): Nascido no interior do Paraná, Claudinei de Souza Lopes, 48 é delegado da Polícia Civil de Mato Grosso há 18 anos. Alinhado as idéias do candidato a presidência da República Jair Bolsonaro, o delegado se filiou ao Partido Social Liberal (PSL) e foi o 5° mais votado no Estado, com 29,9 mil votos em sua primeira disputa eleitoral. Em sua campanha, ele levantou a bandeira de melhorias na segurança pública.
 


Guilherme Maluf (PSDB): Com passagem pela Câmara de Cuiabá, como vereador no início dos anos 2000, o médico Guilherme Maluf se elegeu como deputado estadual pela primeira vez em 2006 e se reelegeu em 2010. Em 2012, se candidatou a prefeito da capital, mas não conseguiu se eleger. No ano de 2014 foi eleito novamente como deputado estadual e como presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2016. Neste ano, Maluf vai para seu quarto mandato como deputado.
 


Dilmar Dal’bosco (DEM): Já nomeado como o líder do Governo Mauro Mendes na Assembleia, Dal’bolsco iniciou a carreira política em 2010, se elegendo deputado estadual pela primeira vez. Ele foi reeleito em 2014, assim como em 2018.
 


Sebastião Rezende (PSC): Engenheiro civil e advogado, Rezende é um dos mais antigos parlamentares em atividade na Assembleia Legislativa. Seu primeiro mandato na casa de leis iniciou em 2002, sendo reeleito em 2006, 2010, 2014 e agora em 2018.
 


Xuxu Dal Molin (PSC): Morador de Sorriso, cidade em que já foi vereador e vice-prefeito Ederson Dal Molin, o ‘Xuxu Dal Molin’, de 42 anos já disputou seis eleições. Suplente de deputado federal na legislatura passada, chegou a assumir a função por três meses, período em que Adilton Sachetti (PRB) tirou licença médica. O novo deputado estadual foi eleito em outubro com 23,7 mil votos.
 


Lúdio Cabral (PT): Velho conhecido no meio político no Estado, Lúdio Cabral, médico de 47 anos também já disputou seis eleições, se elegendo duas vezes vereador de Cuiabá. O petista também já foi suplente na Assembleia Legislativa, disputou a prefeitura da Capital e o Governo do Estado. Neste ano foi eleito deputado estadual com 22,7 mil votos.
 


Valdir Barranco (PT): Biólogo formado pela Unemat, com especialização em Gestão e Financiamento do Ensino Público, pela UFMT, Barranco começou sua vida política em 2001 como secretário de educação de Nova Bandeirantes. Na mesma cidade exerceu o cargo de prefeito entre 2004 a 2008. Em 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, concorreu ao cargo de deputado estadual sendo eleito com 19.270 votos. No ano passado foi reeleito com 21,9 mil votos.
 


Elizeu Nascimento (DC): Sargento da Polícia Militar reformado, com vários anos de atuação na Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), o ex-líder comunitário e ex-vereador de Cuiabá disputou em outubro sua quarta eleição. Na suplência, chegou a assumir por alguns meses o cargo de deputado estadual durante a 17ª legislatura e em 2016 conseguiu se eleger vereador. Com 21,3 mil voto irá assumir o cargo de deputado.




Valmir Moretto (PRB): Empresário na região oeste do Estado, Valmir Moretto já foi prefeito do município de Nova Lacerda (572 km de Cuiabá) por duas vezes. Em sua campanha, prometeu que irá trabalhar para levar recursos aos 23 municípios de sua região. Ele foi eleito com 21,2 mil votos.
 


Faissal (PV): Afastado da política desde que deixou o cargo de vereador de Cuiabá no ano de 2016, o advogado Faissal Calil, que sempre defendeu a alternância no poder, deixou o PSB e se filiou ao PV em 2018. Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em outubro foi o 15° mais votado com 20,5 mil votos.
 


Dr. João (MDB): Médico renomado com especialização em nefrologia, João José de Matos, de 62 anos tem serviços prestados a saúde em Tangará da Serra e em vários municípios da região sudoeste de Mato Grosso. Nascido em Portugal, com nacionalidade brasileira, o neufrologista conseguiu ser eleito com 19,8 mil votos.
 


Thiago Silva (MDB): Vereador por dois mandatos na cidade de Rondonópolis, sendo em 2016 o mais votado, o economista Thiago Silva de 36 anos já trabalhou em empresas multinacionais e foi professor universitário. Na eleição do ano passado foi eleito com 19,3 mil votos.
 


Ulysses Moraes (DC): Um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) em Mato Grosso, o advogado Ulysses Moraes será o deputado estadual mais jovem desta nova legislatura, com 29 anos. Com uma campanha feita praticamente em redes sociais, o novo deputado já afirmou que pretende lutar contra privilégios e que vai trabalhar para diminuir as verbas parlamentares.




Allan Kardec (PDT): Professor de educação física, com mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, Allan Kardec, que já foi vereador de Cuiabá, assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa em 2017, após saída de Emanuel Pinheiro (MDB) para a disputa da prefeitura. O parlamentar foi reeleito no ano passado, mas irá se licenciar do cargo de parlamentar para assumir a secretaria de Cultura do Governo Mauro Mendes. Em seu lugar, irá entrar o suplente Romoaldo Junior (MDB).
 


Wilson Santos (PSDB): Com passagens pela Câmara Federal por dois mandatos, prefeitura de Cuiabá e pela Assembleia Legislativa, além de secretarias municipais e estaduais, o tucano Wilson Santos tentou mais uma vez se reeleger como deputado estadual em 2018 e teve êxito, com mais de 14 mil votos.
 


Dr. Eugênio (PSB): Representante da região do Araguaia, o médico anestesiologista José Eugênio de Paiva, de 53 anos já foi vereador de Água Boa e já disputou a prefeitura do município. Com 13,4 mil votos conseguiu entrar ser um dos candidatos eleitos na Assembleia Legislativa.
 


Silvio Favero (PSL): Vice-prefeito da cidade de Lucas do Rio Verde, o advogado Silvio Favero migrou para o PSL neste ano e com um discurso alinhado ao do presidenciável Jair Bolsonaro conseguiu se eleger com pouco mais de 12 mil votos. Em seus discursos de campanha, o deputado eleito disse que irá lutar por melhorias na educação e valorizar a agricultura familiar. Ele chegou a ser lançado como candidato a presidência da Assembleia Legislativa, pela alta cúpula de seu partido, mas desistiu do projeto e migrou para chapa de Eduardo Botelho (DEM), fazendo inclusive parte da Mesa Diretora.



Dr. Gimenez (PV): Deputado mais velho desta nova legislatura, com 67 anos, o médico com especialização em pediatria Luis Amilton Gimenez está em Mato Grosso desde 1977 e exerce sai profissão desde então na região oeste. Com pouco mais de 12 mil votos foi eleito em sua primeira eleição.
 


Paulo Araújo (PP): Eleito vereador de Cuiabá em 2016, Paulo Araújo, com 11,6 mil votos deixará seu mandato para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa a partir de hoje. Cuiabano, filho de família bastante conhecida, Araújo é formado em administração de empresas e servidor público estadual.


João Batista (Pros): Nascido no sertão do Pernambuco, João Batista chegou em Cuiabá no fim dos anos 90 e conseguiu passar no concurso para agente penitenciário, onde em 2008 iniciou o trabalho sindical, chegando a ser presidente da classe e ganhando destaque político nos últimos anos por lutas a favor dos servidores no governo Taques. Debutando em eleição, conseguiu ser eleito com 11,3 mil votos.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet