Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​Chapa única

Com alteração de última hora, Botelho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

01 Fev 2019 - 11:58

Da Redação - Lucas Bólico/ Érika Oliveira/ Carlos Gustavo Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Com alteração de última hora, Botelho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), acaba de renovar por mais dois anos seu comando no Poder Legislativo de Mato Grosso. Com habilidade política, Botelho conseguiu montar uma única chapa, sem adversários, mista com reeleitos e novatos. Ele teve 20 votos favoráveis. Apenas 3 deputados foram contrários e 1 votou em branco.


Leia também:
Novatos e reeleitos assumem mandato na Assembleia e definem comando da Mesa; Veja perfil de empossados

A composição da nova Mesa Diretora veio sendo costurada desde o resultado das eleições de outubro e acabou sendo alterada poucas horas antes do início da sessão que inaugurou a atual legislatura. Botelho segue na presidência, Max Russi (PSB) assume a primeira-secretaria, Janaína Riva (MDB) é vice-presidente, João Batista é segundo vice-presidente (Pros) e Valdir Barranco (PT) segundo-secretário.
 
As alterações de última hora foram concretizadas com a saída de Elizeu Nascimento (DC) e Silvio Favero (PSL), que eram dados como certos na composição. Agora Valmir Moreto (PRB) será o terceiro secretário e Paulo Araújo (PP) o quarto.

A eleição para a Mesa Diretora aconteceu com voto secreto. O deputado, agora empossado, Ulysses Moraes (DC) entrou na justiça para tentar fazer com que a votação fosse aberta, mas a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos não reconheceu legitimidade do parlamentar para ingressar com mandado de segurança sobre a matéria, uma vez que no momento em que foi feita a petição, ele ainda não gozava do exercício do mandato.

A eleição da Mesa Diretora aconteceu logo após sessão que empossou a nova legislatura, realizada no teatro Zumira Canavarros. Sebastião Rezende (PSC), deputado com mais número de mandatos conduziu os trabalhos. Os deputados fizeram juramento, assinaram termo de posse e a legislatura foi instalada. 
 
Conheça abaixo o perfil de cada deputado membro da Mesa Diretora:
 

Presidente - Eduardo Botelho (DEM): Atual presidente da Assembleia Legislativa e tentando se reeleger, o empresário Eduardo Botelho é formado em engenharia elétrica na Universidade Federal de Mato Grosso e entrou na vida pública em 2013, quando se filiou ao PSB. No ano seguinte se candidatou a deputado estadual e conseguiu se eleger, tendo 40,5 mil votos, chegando à Mesa Diretora, como presidente do biênio 2017 – 2018. Em 2018, se filiou ao DEM e foi reeleito com 33,7 mil votos.
 

Vice-presidente - Janaina Riva (MDB): Única mulher eleita tanto na legislatura que se acaba, quanto na que se inicia, a filha do ex-deputado José Riva é formada em direito e desde cedo está ligada a política participando de militâncias partidárias. Em sua primeira disputa eleitoral em 2014 foi eleita com 48,1 mil votos. Já na eleição de 2018, a parlamentar de 30 anos foi a mais votada do Estado, com 51,5 mil votos.
 

Primeiro-secretário - Max Russi (PSB): Ex-vereador e ex-prefeito da cidade de Jaciara, Max Russi foi eleito deputado estadual em 2014, com 20,6 mil votos. O parlamentar chegou a se afastar do cargo para assumir os comandos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Casa Civil, durante o governo Taques. Na eleição de outubro de 2018, o parlamentar conseguiu ser reeleito, com 35 mil votos.
 

Segundo vice-presidente - João Batista (Pros): Nascido no sertão do Pernambuco, João Batista chegou em Cuiabá no fim dos anos 90 e conseguiu passar no concurso para agente penitenciário, onde em 2008 iniciou o trabalho sindical, chegando a ser presidente da classe e ganhando destaque político nos últimos anos por lutas a favor dos servidores no governo Taques. Debutando em eleição, conseguiu ser eleito com 11,3 mil votos.
 

Segundo-secretário - Valdir Barranco (PT): Biólogo formado pela Unemat, com especialização em Gestão e Financiamento do Ensino Público, pela UFMT, Barranco começou sua vida política em 2001 como secretário de educação de Nova Bandeirantes. Na mesma cidade exerceu o cargo de prefeito entre 2004 a 2008. Em 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, concorreu ao cargo de deputado estadual sendo eleito com 19.270 votos. No ano passado foi reeleito com 21,9 mil votos.



Terceito-secretário - Valmir Moretto (PRB): Empresário na região oeste do Estado, Valmir Moretto já foi prefeito do município de Nova Lacerda (572 km de Cuiabá) por duas vezes. Em sua campanha, prometeu que irá trabalhar para levar recursos aos 23 municípios de sua região. Ele foi eleito com 21,2 mil votos.
 

Quarto-secretário - Paulo Araújo (PP): Eleito vereador de Cuiabá em 2016, Paulo Araújo, com 11,6 mil votos deixou seu mandato para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa a partir de hoje. Cuiabano, filho de família bastante conhecida, Araújo é formado em administração de empresas e servidor público estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet