Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

nova legislatura

Em posse na AL, Mauro afirma que deputados precisam ter responsabilidade e fazer enfrentamentos

01 Fev 2019 - 11:44

Da Reportagem Local - Carlos Dorileo e Érika Oliveira / Da Redação - Isabela Mercuri

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em posse na AL, Mauro afirma que deputados precisam ter responsabilidade e fazer enfrentamentos
“Esperamos que façamos um mandato com muita determinação, que possamos ter coragem, porque a história só é feita pelos corajosos”. A frase foi dita pelo governador Mauro Mendes (DEM), na manhã desta sexta-feira (1), durante a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Segundo o governador, os deputados empossados devem fazer “os enfrentamentos necessários, as correções de rumo, de rota, [para] que nós possamos realmente dar resposta a essas enormes dificuldades que o Estado vive nesse momento”.


Leia também:
Novatos e reeleitos assumem mandato na Assembleia e definem comando da Mesa; Veja perfil de empossados

Vinte e quadro deputados eleitos no pleito de 2018 assumiram suas cadeiras nesta manhã, e iniciaram a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa. Mauro parabenizou os eleitos, e afirmou, ainda, que a relação com os deputados será “sempre respeitosa com o poder legislativo, que eles cumpram seu papel, e que nós iremos procurar, sempre, cumprir o nosso, trabalhando em harmonia com os poderes”.

Os "enfrentamentos" citados por Mauro, na verdade, já começaram. Em janeiro, ainda na 18ª legislatura, o governo enviou para a Assembleia o “Pacto por Mato Grosso”. Um pacote de medidas de austeridade, que foi apreciada pela legislatura passada. Integraram o pacto a Reforma Administrativa; novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab); alteração de competências no âmbito do MT Prev e a lei que prevê os critérios para a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.

A votação foi feita mesmo com pressão do Fórum Sindical, que ocupou a Casa de Leis por cerca de uma semana. Por 36h horas o plenário da casa acabou lotado de servidores, que tentavam impedir a votação dos projetos. Após a aprovação, eles afirmaram, ainda, que entre os dias 01 e 12 de fevereiro todas as categorias devem realizar assembleias para deliberar sobre o estado de greve. 

Em entrevista nesta manhã, Mauro afirmou que as novas medidas “serão trabalhadas, estudadas, e apresentadas num momento oportuno”. Sobre as prioridades da Assembleia, o governador desconversou. “Ao longo dos meses nós teremos muitos assuntos interessantes e demanda de talvez uma atualização dos nossos regramentos legais, ou seja, das nossas leis, e seremos muito tranquilos para elaborar, e tenho certeza que os deputados serão também muito tranquilos para analisar e fazer aquilo que é melhor pra mais de três milhões de habitantes”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet