Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trabalho administrativo e operacional será intensificado nas delegacias do interior

Melhorias nos trabalhos administrativo e operacional das delegacias do interior do Estado foram os principais pontos trabalhados, no segundo dia do encontro de delegados regionais da Polícia Judiciária Civil, em Nova Xavantina (645 km a Leste). A diretora geral adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, apresentou aos gestores das 12 regionais os números da produtividade das delegacias e dados criminais das regiões.


Conforme o levantamento da Gerência de Estatísticas e Informações, num comparativo com semestre de 2008, neste ano as delegacias do Estado apresentaram acréscimo de 9,88% nos inquéritos instaurados e 15,82% nos concluídos. De todas as regionais analisadas, incluído a Capital e Várzea Grande, 10 regionais apresentaram acréscimos e 4 tiveram uma retração nos procedimentos. “A novidade deste levantamento é o percentual comparativo”, disse a delegada Thaís Camarinho.

As prisões oriundas de flagrantes e mandados de prisão tiveram aumento de 10,57%, em relação a semestre anterior. No Estado foram 9.631 presos. Das doze regionais oito apresentaram crescimento nas prisões, entre elas Rondonópolis, que recebeu 1.526 presos, sendo 137 em cumprimento a mandados de prisão. As prisões, em sua maioria, são flagrantes realizados pelas Polícia Militar e Civil e também resultados de operações, a exemplo da operação “Limpa bairros”, que tirou de circulação 35 pessoas que praticavam crimes na cidade.

De todas as regionais analisadas, somente Várzea Grande, que pertence a Diretoria Metropolitana, Água Boa e Tangara da Serra, apresentaram crescimento para todos os procedimentos realizados em relação ao mesmo período do ano anterior. O delegado regional de Tangará da Serra, Aldo Silva da Costa, informou que na regional, responsável por nove delegacias, os crimes de roubos, furtos e homicídios estavam ligados diretamente ao aumento do tráfico de drogas. Diante da constatação foram desenvolvidas 12 operações, todas contra o tráfico, que culminaram 31 prisões. “Tiramos de circulação traficantes fortes da cidade, envolvidos em homicídios”, afirmou.

Cada delegado regional apresentou o trabalho e dificuldades enfrentadas em suas regiões para desenvolver a tarefa policial. Os pontos levantados pelos regionais serviram de base para a elaboração da segunda carta-aberta direcionada ao diretor geral da Instituição. O anfitrião do encontro ocorrido na área da regional de Água Boa, João de Moraes de Pessoa Filho, disse que a escolha do Vale do Araguaia para sediar a primeira reunião realizada de fato no interior, é uma grande oportunidade para os demais delegados conhecer a realidade da região ainda tida como o “Vale dos Esquecidos”, principalmente na questão da segurança pública. “Que daqui saiam propostas visando a melhoria das condições de trabalho da área de segurança pública para que possamos melhorar a prestação de serviço à população”, frisou.

O regional José Emílio Gadioli, de Pontes e Lacerda, mas que já atuou em Água Boa, salientou que o encontro traz mais motivação diante das comparações e apresentação dos indicies de uma região para outra. “Essas comparações fazem com a gente reflita e traça planos para contenção da criminalidade”, analisou.

Mais de 1500 quilômetros longe de sua regional, o delegado Josué de Jesué, de Alta Floresta, parabenizou a iniciativa da reunião no interior. “Somente esse encontro no interior possibilitou que eu conhecesse Nova Xavantina”.

Na reunião ficou ainda definido que os regionais farão correições nas delegacias de sua circunscrição, além das realizadas pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, como forma de fiscalizar os procedimentos instaurados pelas unidades. A fiscalização deverá finalizar até o dia 31 de outubro. Em seguida a diretoria do interior inicia a correição nas regionais, que vai até o fim de dezembro. “O gestor que não atingir 80% das metas estabelecidas estarão fora da regional”, afirmou o diretor do interior, Jales Batista da Silva.

Outra meta estabelecida foi a intensificação das operações policiais. Para Jales Batista, a reunião atingiu o objetivo proposto que era, entre outros pontos, fazer os delegados conhecerem a realidade de outras regionais.

O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, fechou a reunião de trabalho, voltando a reforçar a necessidade dos delegados gerenciarem melhor sua região e conhecerem as peculiaridade de cada uma das regionais. Conforme o diretor, algumas sugestões virarão agendas a serem cumpridas durante o ano. “Algumas situações como mutirão, visitas regionais, incineração de drogas serão priorizadas e marcadas na agenda”, disse. “Vamos continuar trançando metas e cobrando que sejam cumpridas”, finalizou.

PROJETO DEGRAUS

Durante o encontro, o diretor do interior da Polícia Judiciária Civil, delegado Jales Batista da Silva, apresentou aos regionais o projeto “Degraus”, inspirado em três óticas: política, religião e institucional. O projeto busca minimizar problemas das delegacias com a demanda de inquéritos inconclusos, parados nas prateleiras dos cartórios. A base do projeto está na história bíblica de Jacó, que teve que subir 33 degraus para alcançar a vitória. Assim o projeto “Degraus”, será desenvolvido a longo prazo. Dois degraus serão percorridos a cada ano, ou seja, mutirões serão realizados, a cada seis meses, em todas as delegacias para finalizar investigações policiais, com a conclusão de inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrências.

“O mutirão é o exemplo mais visível de que a soma de esforços visando objetivo comum, além de conferir visibilidade aos projetos, repercute de forma positiva interna e externamente”, explicou Jales Batista.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet