Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Problema antigo

Mau cheiro se espalha por Cuiabá e Várzea Grande e irrita moradores

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mau cheiro se espalha por Cuiabá e Várzea Grande e irrita moradores
Diversos internautas do Olhar Direto relataram o problema com o mau cheiro que tem circulado por Cuiabá e Várzea Grande. O problema tem irritado os moradores das duas cidades, que estão tendo que conviver com o odor. Reclamações sobre o tema se estendem na capital mato-grossense desde 2010.


Leia mais:
Mau cheiro de fossa estourada cancela sessão na Câmara de Vereadores de Cuiabá; vídeo
 
Um internauta relatou ao Olhar Direto que uma das fábricas responsáveis pelo mau cheiro seria a Sebo Jales, localizada na Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A indústria fica bem próximo do Rio Cuiabá e o odor causado estaria se espalhando por bairros da capital mato-grossense e também da cidade vizinha.


 
Moradores da região relataram ao Olhar Direto que o mau cheiro existe. Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que “já acostumei com o odor. É frequente aqui. Mas a empresa dá emprego pra muita gente, não temos nem como reclamar muito”.
 
Segundo as denúncias, o mau cheiro fica ainda mais forte durante a noite.
 
A Sebo Jales, que produz ração animal, teve – nos últimos anos – fiscalizações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), responsável por emitir as licenças para que as empresas funcionem. Estas indústrias precisam ter um sistema de tratamento de odores.

O gerente administrativo da empresa, Rodrigo Fuga, disse ao Olhar Direto que de 2011 a 2012, quando houve reclamação sobre mau cheiro, a Sebo Jales começou a investir para amenizar ou acabar com gases e odores. "Foram investidos, de lá para cá, pelo menos R$ 10 milhões em máquinas, equipamentos e produtos para acabar com isto".

"Tanto que, recentemente, o que tinha no Ministério Público Estadual (MPMT) e na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) foi arquivado. Não tivemos reclamações recentes, é algo que pode ser confirmado com as autoridades. Acredito que não seja mais nada daqui, não temos tido reclamação. Temos pessoas que nos ligam, amigos, que falam quando há alguma problema. Portanto, acredito que não seja daqui", acrescentou o gerente.

Por fim, Rodrigo afirmou que a empresa não recebeu nenhuma queixa recentemente. "É até uma surpresa que me tragam isto, porque não tivemos reclamação com a gente. O pessoal aqui da região mesmo não veio reclamar e olha que eles estão perto. O que investimos é o suficiente para controlar. Nossa licença de operação é nova, recente. O pessoal da Sema fez auditoria, estão cada vez mais rigorosos".

A Sebo Jales opera no local desde 1998. Ao todo, são 135 empregos diretos gerados pela empresa.
 
Recentemente, em 2016, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), instalada em Cuiabá, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) para reduzir os odores oriundos da estação de tratamento de efluente líquido e das operações do silo de armazenamento do bagaço.
 
A Secretaria de Meio Ambiente informou que não recebeu, formalmente, nenhum reclamação quanto ao mau cheiro. Além disto, acrescenta que  aguarda informações do setor de licenciamento da pasta. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet