Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Presidente do IPDU receberá prêmio nacional em Minas Gerais

A arquiteta e urbanista Adriana Bussiki Figueiredo Santos , presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), receberá o prêmio nacional “Mulher Influente”, criado pelo jornal mineiro MG Tursimo e concedido em parceria pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo(Abrajet). A entrega acontecerá na próxima segunda-feira(24-08), em Belo Horizonte(MG). A escolha de Adriana traduz o reconhecimento público da entidade e seus associados sobre a importância dos projetos arquitetônicos elaborados e executados em Cuiabá sob a coordenação dela.



Além de uma atuação de destaque em projetos como a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico(PDDE), ocorrida em 2007, do programa e projetos como a Recuperação Ambiental e Reassentamento Populacional do Vale do Gumitá, o primeiro e grande projeto sócio-ambiental de Cuiabá, e do projeto de reformulação da Legislação Urbanista de Cuiabá, ambos em andamento, Adriana Bussiki tornou-se referência em ações de incentivo ao turismo na capital.


À frente do IPDU desde 2005, Adriana Bussiki elaborou, coordenou ou tem sob sua coordenação projetos valiosos para a cidade e seus habitantes. Entres os quais: o resgate da Praça Bispo Dom José, a redescoberta e transformação do mais antigo reservatório subterrâneo de água da cidade no Museu da Caixa D’Água Velha, e a reconstrução das Praças 8 de Abril(do Choppão) e Popular e dos Calçadões do Centro Histórico.


Como primeira dama, mesmo optando por ocupar um cargo técnico relacionado à sua formação acadêmica, Adriana Bussiki se mantém próxima das questões sociais. É de autoria dela uma das mais importantes ações sociais da cidade, o Projeto Mosaico, que ensina a profissão de mosaicista para jovens pobres da periferia de Cuiabá. Criado em 2007, esse projeto já formou 100 jovens com idade entre 17 e 24 anos. O trabalho dos novos mosaicistas está gerando emprego e renda e ajudando a embelezar a cidade com peças em mosaico estampadas em restaurantes, empresas, residências e prédios públicos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet