Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

saúde pública

HMC deve funcionar 100% até maio; atual Pronto Socorro terá ala psiquiátrica e de cuidados paliativos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

HMC deve funcionar 100% até maio; atual Pronto Socorro terá ala psiquiátrica e de cuidados paliativos
O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que foi inaugurado no último mês de dezembro de 2018, deve estar funcionando totalmente até maio deste ano. A informação foi passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro no programa de rádio ‘A Tribuna’, na manhã desta quarta-feira (13). Segundo o prefeito, a decisão judicial atrasou o funcionamento da obra em cerca de 40 dias, e que, agora, a inauguração das alas será em etapas.


Leia também:
“Podemos abrir o HMC amanhã, temos apenas o dever de casa para entregar", diz Emanuel

“Você não inaugura um hospital, que dentro dele vai estar um Pronto Socorro, como se estivesse abrindo e fechando um mercado. É um hospital, e um hospital mexe com vidas humanas. Então eu vou entregar em etapas. Primeiro o ambulatório, depois a enfermaria, depois as UTIs, depois o Pronto Socorro... são três ou quatro etapas. A decisão judicial me atrasou em 40 dias, e vai ser isso que vai atrasar. Essa semana eu quero divulgar o novo cronograma de entrega em etapas, exatamente porque eu quero entregar, avaliar, aprimorar, ajustar, acompanhar todo o procedimento de implantação da nova unidade. Mas mais ou menos abril e maio estaremos com 100% do novo HMC funcionando”, declarou.

Na última quarta-feira, dia 6 de fevereiro, a juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, autorizou o funcionamento hospital. As determinações previstas pela magistrada na decisão não condicionam ou impedem a abertura da unidade. Ela determinou que a Prefeitura de Cuiabá providencie em 60 dias a contratação dos funcionários que irão operar a unidade. 

A juíza havia concedido liminar, a pedido do Ministério Público, proibindo a Prefeitura de transferir os serviços de saúde para o novo prédio até que fosse apresentado Plano Diretor do Modelo de Gestão a ser implantado no local.
 
O MP pediu a proibição até que ficasse comprovado que a transferência de atendimentos não prejudicaria a assistência à saúde da população atendida no atual Pronto-Socorro, em decorrência também da transferência dos servidores para o novo hospital.

Questionado sobre porque não transfere os profissionais do atual Pronto Socorro para o HMC, Emanuel afirmou que o espaço atual não será fechado, e sim transformado em um ‘Hospital da Família’, após passar por uma reforma.

“O atual Pronto Socorro vai sofrer uma reforma, porque precisa. Eu tenho uma parceria com a Energisa, a Energisa está fazendo um programa de eficientização lá dentro, investindo R$4 milhões de reais no atual Pronto Socorro. Vamos trocar toda a fiação e a luminar vai ser toda de lâmpada LED. Vamos trocar todo o sistema de ar condicionado, e vamos colocar energia solar. (...) O atual Pronto Socorro vai ser muito mais do que materno-infantil. Lá vai ser hospital da família, materno e infantil, leito de retaguarda, vai ter a ala dos idosos e cuidados paliativos, e vai ter a ala da psiquiatria, da saúde mental”.

‘Cuidados paliativos’ é o nome dado aos cuidados despendidos com pacientes em estado terminal. Segundo o prefeito, ainda não há um prazo específico para inaugurar este ‘Hospital da Família’, mas a estimativa é de cerca de um ano. “Eu tenho um prazo - que estou estipulando ainda - de mais ou menos um ano. Mas eu vou anunciar, e na minha gestão ainda eu entrego o atual Pronto Socorro batizado de Hospital da Família”, garantiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet