Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Aplicação de multa

Incra, Funai e mais 13 ainda jogam esgoto no Parque das Águas; órgãos de classe podem ser interditados

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Incra, Funai e mais 13 ainda jogam esgoto no Parque das Águas; órgãos de classe podem ser interditados
No próximo dia 28 vence o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPE), Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá, para solucionar o problema de destinação do esgoto da região do Centro Político e Administrativo, que é despejado no Parque das Águas. Na época da assinatura, 40 órgãos foram identificados, sendo que 25 resolveram o problema. No entanto, outros 15 ainda dão a destinação errada ao esgoto.


Leia mais:
Mesmo após ação do MP, 15 imóveis não se adequaram sobre despejo de esgoto no Parque das Águas

O secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, em entrevista ao Olhar Direto, citou que dos 15 que ainda estão em andamento para conclusão das adequações, existem prédios de Conselhos de Classe, órgãos do Executivo, prédios privados e a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 
Por meio da assessoria de imprensa, a superintendência regional do Incra afirmou que conta com um sistema de captação de águas pluviais independente do sistema de captação de esgotos, sendo este realizado por fossa séptica, desde a construção do prédio do Incra. A Autarquia se colocou à disposição dos órgãos para a realização de uma vistoria. A reportagem não conseguiu contato com Funai.



Stopa acredita que até o vencimento do TAC o problema não será resolvido. Entretanto, acredita que o novo Governo Estadual possui responsabilidade ambiental. “Vai vencer no dia 28 de fevereiro. Obviamente até o final de fevereiro não teremos a resolução do problema. Eu acredito que vai ser resolvido, o novo governo tem responsabilidade ambiental e vai resolver. Obviamente se não resolver, o TAC será executado. Agora temos a base legal para as pessoas que estiverem ocupando os cargos responderem por isso”, contou.
 
Caso as instituições não cumpram o TAC, o titular da Pasta acrescentou que poderá interditar os órgãos de classe e até mesmo multar. “Mas o que vale ressaltar nisso tudo, isso as pessoas têm que entender, o problema foi 100% resolvido? Não! Tínhamos 40, agora são 15. Não revolveu tudo, mas a luta continua até que se resolva 100%. Tem que ficar claro isso. A luta continua até resolvermos 100%”, ponderou. “Essa já é uma briga de dois anos, e neste período eliminados 25 órgãos que jogavam [esgoto] irregularmente. Acredito que vamos eliminar esses outros 15, ou é pelo amor, ou pela dor, mas terá que ser resolvido”, finalizou.
 
Imbróglio
 
No dia 30 de abril de 2018 a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos havia realizado a concretagem da saída do esgoto que caía na lagoa do Parque das Águas. A Prefeitura já havia pedido intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) em decorrência desta situação. Dois dias após a concretagem o Governo do Estado firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá, para solucionar o problema.
 
Foi feita uma ligação provisória do esgoto foi feita pela Águas Cuiabá e o Governo do Estado ficou com um prazo de 180 dias para construir um ramal de esgoto até um local próximo à rede coletora da concessionária.
 
Em 2017, o excesso de dejetos sem tratamento reduziu drasticamente o nível de oxigênio na água da lagoa, resultando na morte de várias espécies de peixes e redução do pássaros que frequentavam as imediações.
 
A primeira leva de mortandade de pescado ocorreu em meados de 2016 e voltou acontecer em maio de 2017. Além da morte dos peixes, em determinados horários, o odor se tornava insuportável, principalmente para quem está no Residencial Paiaguás e na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.

Outro lado

A Funai se posicionou sobre o fato através de nota e negou que esteja jogando esgoto na lagoa. Veja abaixo:

A autarquia foi notificada pela Prefeitura por estar utilizando o sistema de tratamento Fossa Séptica em vez de lançar as contribuições de esgoto no Poço de Visita da Concessionária Águas Cuiabá. E não por lançar o esgoto Parque das Águas, como diz a reportagem;

A Fundação atendeu a recomendação da Águas Cuiabá e da Prefeitura Municipal, em 24/12/2018.

No dia 06/02/2019, em reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão – Seplag, Sr. Basílio Bezerra Guimarães, a Funai comunicou o término das adequações;

Em 11/02/2019 esta Coordenação Regional, através do Ofício nº 30/2019/Sead/DIT/CR-CGB/FUNAI comunicou a Águas Cuiabá a conclusão dos serviços e solicitou ainda a vistoria para comprovação.


Seplag

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) também posicionou-se sobre as declarações e informou que "que dos 41 imóveis vistoriados, 39 já regularizaram a situação, e que os dois órgãos restantes estão em fase de execução dos trabalhos. A Seplag informa ainda que enviou ofício ao Ministério Público, solicitando prorrogação do prazo, que vence na próxima segunda-feira (18), por mais seis meses. Contudo a expectativa é que em 60 dias a situação esteja totalmente resolvida".

Atualizada às 11h09 do dia 18 de fevereiro de 2019.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet