Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CERCA DE 80%

Jornal Hoje destaca que casos de proliferação de mosquito da dengue caem em Cuiabá

Foto: Reprodução

Jornal Hoje destaca que casos de proliferação de mosquito da dengue caem em Cuiabá
Cuiabá foi destaque nacional no Jornal Hoje, da Rede Globo, exibido nesta tarde de quarta-feira (20). De acordo com a reportagem, a capital mato-grossense reduziu casos de proliferação do mosquito aedes aegypti nesta época do ano, marcada por muitas chuvas.


Leia mais:
Seges reavalia licitações e proíbe aquisição de ata com suspeita de superfaturamento de 604%


Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em fevereiro de 2018 foram registrados 351 casos de proliferação do mosquito aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunuya. Já nesta mesma época do ano, em 2019, 58 casos foram contabilizados, o que representa uma queda de 83,47%.

“Segundo a prefeitura da cidade, [a redução dos casos aconteceu] com um trabalho de conscientização, eliminação de criadouros e também com a limpeza de terrenos e quintais”, disse a repórter Eliana Marques.

Ainda de acordo com a reportagem, Cuiabá está na frente de outras capitais, como por exemplo São Paulo (SP), cujos casos em 2018 eram 96, e agora subiu para 181 este ano. Rio Branco (AC) decretou estado de emergência, pois registrou 882 casos em 2019, contra 211 ano passado.

Levantamento

O combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido uma luta constante da Prefeitura de Cuiabá. Um dos instrumentos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Vigilância em Zoonoses, para a avaliação do risco de transmissão do mosquito, é o LIRAa.

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado quatro vezes por ano para avaliação do risco de transmissão do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, mostrou na avaliação de janeiro deste ano, uma redução de 44,6% no Índice de Infestação Predial (IIP) em Cuiabá, se comparado ao mesmo período de 2018.

O primeiro LIRAa de 2019 foi realizado no período de 7 a 11 de janeiro, no qual foram inspecionados 11,1 mil imóveis agrupados em 26 estratos (cada estrato corresponde a 12 mil imóveis), de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Os números do LIRAa neste começo de ano apontam uma situação de alto risco para transmissão e epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya.

O Índice de Infestação Predial (IIP) do município teve variações de 2,2 a 14,6. Na pesquisa, 15,4% dos estratos estão em situação de alto risco (8,0 a 15,9), 61,6% em risco (4,0 a 7,9) e 23 % em alerta (1,0 a 3,99), segundo categorização estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Ao comparar os resultados de 2019 com os do mesmo período em 2018, pode-se observar uma redução de 44,6% no IIP geral do Município. “Foram registrados índices de risco nos mesmos estratos do ano passado, o que significa a possibilidade de transmissão das doenças relacionadas ao vetor Aedes aegypti, como a doença do Chikungunya, cujas sequelas comprometem a qualidade de vida do paciente e geram um forte impacto nas relações trabalhistas”, explica Moema Blatt, gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS.

Ainda de acordo com a pesquisa, os bairros que apresentam alto índice de infestação (IIP de 8,0 a 15,9) são 1º de Março, Altos da Glória, Nova Canaã I, Jd. Umuarama, Pedra 90 I, Pedra 90 II, Voluntários da Pátria, Jd. Gramado, Parque Atalaia, Novo Terceiro e Santa Isabel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet