Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

NOVO CONSELHEIRO

​ALMT publica resolução com indicação de Guilherme Maluf para vaga no TCE

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

​ALMT publica resolução com indicação de Guilherme Maluf para vaga no TCE
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou nesta quinta-feira (21) uma resolução na qual indica o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Após desbancar 12 concorrentes, o tucano foi finalmente escolhido, para ocupar a vaga de Humberto Bosaipo.

 
Leia mais:
MP pede que assembleia anule escolha de Maluf ao Tribunal de Contas
 
A Resolução Nº 6.253, de 2019, foi assinada pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), e pelos 1º e 2º secretários Max Russi (PSB) e Valdir Barranco (PT). Maluf foi escolhido ainda nesta quinta-feira (21) após passar por uma sabatina na ALMT. Na quarta-feira (20), Maluf foi o mais votado no Colégio de Líderes, ficando com 11 votos, enquanto Max Russi teve 10.
 
Maluf manifestou interesse na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas em meados de 2015, mas somente no início deste ano o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, revogou a medida cautelar que impedia nova indicação e, consequentemente, posse de alguém para a vaga.
 
Tão logo soube do “descongelamento” da vaga, Maluf anunciou sua pretensão em disputar o cargo, mas enfrentou forte resistência entre seus colegas deputados, responsáveis por escolher quem seria indicado conselheiro.
 
MP contra
 
Ainda na quinta-feira (22) o Ministério Público de Mato Grosso afirmou que notificará  a Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a recomendação de que seja anulado o rito que escolheu Guilherme Maluf (PSDB) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
 
“Concedo o prazo de 24 horas, após o recebimento da presente, para informar a este Núcleo de Ações de Competência Originária Cível sobre o acatamento ou não dos termos da presente notificação, salientando que do não acatamento e configurado ato de improbidade administrativa, resultarão as medidas judiciais pertinentes”, diz a notificação do Ministério Público, assinada pelo promotor de justiça Clóvis de Almeida, coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária Cível (Naco).
 
No requerimento, o MP leva em consideração que o parecer que analisou os critérios técnicos foi “solenemente ignorado” e, foram levados ao Colégio de Líderes para votação nomes de indicados que deveriam ter suas candidaturas indeferidas.
 
O MP argumenta ainda que Maluf é processado criminalmente e deveria ter a candidatura indeferida. Além disso, argumenta ser “temerária” a afirmação de que o candidato, por ter exercido mandatos eletivos, possui notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro ou de administração pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet