Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Dez passarão por análise

Após fiscalização, Aneel descarta risco de rompimento em quatro barragens de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Após fiscalização, Aneel descarta risco de rompimento em quatro barragens de Mato Grosso
Uma fiscalização feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou que as quatro barragens que passaram por inspeção em Mato Grosso não apresentam anomalias que possam afetar a segurança delas. Em Mato Grosso, além destas quatro, outras dez ainda passarão por avaliação dos técnicos. A força-tarefa para analisar as estruturas se deu após a tragédia em Brumadinho (MG), que matou quase 200 pessoas.


Leia mais:
Governo sanciona lei que obriga barragens de MT a instalar alarmes
 
Foram inspecionadas as seguintes barragens nos primeiros dez dias da ação: UHE Itiquira, localizada na cidade de mesmo nome; PCH São Lourenço, localizada em Juscimeira; PCH Primavera, que fica entre Poxoréu e Primavera do Leste e PCH Poxoréo, instalada no município de mesmo nome.
 
Ficou evidenciado que nenhum delas possui anomalias que possam afetar a segurança. A operação vai fiscalizar, in loco, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas em 18 estados. Depois dessa primeira etapa, a Aneel continuará, entre maio e dezembro, a inspeção presencial para totalizar 335 empreendimentos fiscalizados em 2019.
 
Das 21 usinas fiscalizadas até sexta-feira (22), oito foram inspecionadas pela equipe de fiscais da Aneel e 13 pelas Agências Reguladoras Estaduais conveniadas. Em Mato Grosso, a responsável foi a Ager (MT).
 
A fiscalização, comandada pela ANEEL, verificou a elaboração, pelos empreendedores, do Plano de Segurança de Barragens e do Plano de Ação Emergencial das usinas, em conformidade com a Lei 12.334, de 2010, e seu adequado cumprimento. Além disso, os servidores da Agência conferiram se os empreendedores realizaram as inspeções de segurança, as condições operativas das estruturas das usinas e seu estado de conservação.
 
Confira a lista de todas as 14 barragens de Mato Grosso:
 
Manso
Itiquira (Casas de Forças  I e  II)
Primavera
Juína
Salto
São Lourenço (Antiga Zé Fernando)
Ombreiras
Figueirópolis
Bocaiúva
Graça Brennand (Antiga Terra Santa)
Pampeana
Juba I
Poxoréo (José Fragelli)
Inxú
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet