Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Em Cuiabá

Ligações clandestinas são principais causadoras do desperdício de água

Um dos grandes causadores do desperdício de água e, consequentemente, da falta de água nas residências da população cuiabana, é a gambiarra. Conforme a presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, as gambiarras estão entre os maiores problemas que afetam o setor de saneamento da capital. “O número de ligações clandestinas em Cuiabá é muito alta, o que prejudica a distribuição de água às residências, pois elas causam vazamentos na rede prejudicando a pressão da água, que não consegue chegar até os reservatórios residenciais”.


Para reduzir o problema das gambiarras, segundo Eliana Rondon, a Sanecap está iniciando o serviço de padronização das ligações domiciliares (ramais e cavaletes), além de instalar hidrômetros em 100% das residências e fazer o recadastramento dos usuários. “Quando a população faz a ligação clandestina, ela usa material inadequado, que é mais barato e não resiste a pressão da água e ao calor, e essa atitude causa sérios prejuízos ao abastecimento de água”.

Rondon observa que a grande maioria da população faz a ligação clandestina em sua residência porque não querem assumir dívidas junto à Sanecap, e acaba furtando a água. “Quando alguém usa a água e não paga, consequentemente, alguém pagará por essa pessoa”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet