Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2019

Notícias / Educação

Marioneide descarta filmar alunos em MT e vê carta do MEC como contrária aos princípios democráticos

Da Redação - Isabela Mercuri

27 Fev 2019 - 11:26

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Marioneide descarta filmar alunos em MT e vê carta do MEC como contrária aos princípios democráticos
Uma carta enviada pelo ministro da educação professor Ricardo Vélez Rodríguez às escolas do Brasil causou um ‘alvoroço’ no início desta semana. No comunicado, ele pedia que fosse lida no primeiro dia do ano letivo uma frase que continha o slogan do atual governo ‘Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos’. Nesta quarta-feira (27), a secretária de educação de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, afirmou que as escolas da rede estadual não vão adotar o procedimento, que ela acredita que “vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas”.

Leia também:
Programa ‘Escola em Tempo Ampliado’ é estendido e atende 17 unidades

A carta foi enviada pelo ministro na segunda-feira (25). Nela, ele pedia que fosse lido nas escolas, no primeiro dia letivo, o seguinte trecho:

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”.

Além disso, Ricardo pedia que os funcionários da escola ficassem perfilados diante da bandeira do Brasil e que fosse executado o Hino Nacional. Por fim, solicitou também que um representante da escola filmasse (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino. 

A repercussão foi negativa e, na terça-feira, o ministro midificou a carta, retirando o slogan. Marioneide afirma que “a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso informa que não foi comunicada oficialmente. No entanto, se posiciona contrária a tal ação e informa que as escolas da rede estadual não vão adotar tal procedimento, pois acredita que ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado”.

Além disso, afirmou que as escolas do estado já trabalham questões relacionadas à ética, cidadania e civismo, e têm o costume de cantar o hino nacional durante a acolhida aos alunos, “mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma”.
Por fim, a secretária afirmou que não vai permitir “a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar e nem mesmo a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias”.

41 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Zeca
    28 Fev 2019 às 08:22

    Como brasileiro que ama a pátria, afirmo que não só o hino nacional deve ser cantado, mas também o hino a independência, à proclamação da República, o hino à Bandeira, o hino do estado em que vivemos, o hino do município e musicas exclusivas das crianças. Os comunistas não gostam disso, pois tem medo da história, por que a história reflete a verdade de um povo, como muitos deles são mentirosos e de passado sujo, não gostam de lembrar. Por isso os vultos assim como símbolos de um povo, um país, um povo, uma nação por eles são rechaçados.

  • Mulher ma
    28 Fev 2019 às 08:15

    Pedir autorizacao pra cantar hino. Eu dou sim Quem disse que eu nao darai? Essa mulher nao responde por mim. E outra nao me pedem pra autorizar filmar a minha filha dancando funk ou cantar esses hinos evangélicos ne? Sendo que minha filha nao e Ne?! Hino na escola sim!!!

  • ALEX FERREIRA DA COSTA ALEX
    28 Fev 2019 às 08:00

    sera que a Marioneide sabe cantar o Hino nacional, seria uma forma dos alunos aprenderem a ter respeito pela pátria, e passar a ter respeito também pelos professores.

  • REVOLTADO
    28 Fev 2019 às 07:15

    Desde quando hino nacional é algo político-partidário?? Por isso que brasileiro é assim, não tem amor a pátria, menospreza o próprio país... Crime contra símbolo NACIONAL !!! Falta patriotismo nessa cambada de baderneiro

  • Enzi Cerqueira
    28 Fev 2019 às 07:09

    Marioneide?? Acompanhando o gancho ........................CRIANÇA ser filmada tocando em ADULTO NU é normal e tá liberado ne??!! A cada dia fico mais indignada com o que fizeram do nosso País!! A retórica esquerdóide é sempre a msm, tudo o que é ético, moral e mostra civismo eles estão CONTRA!!! Que raça infame, que povo vil, decadente e hipocrita!!!

  • Deyse Lopes
    28 Fev 2019 às 06:44

    Sra Secretaria cantar o Hino Nacional foi imposta por uma Lei do Sr.Lula e não esqueça de proibir tambem fotos dos alunos dançando fank e outras imagens que circulam pela internet

  • Fernando
    28 Fev 2019 às 01:26

    Tá certa ela! O que o governo tem que fazer campanha é pros pais de alunos, IREM ACOMPANHAR o desenvolvimento escolar! Crianças mimadas, jogadas pra escola... Professores tendo que se virar pra tentar educar alguns Demo e governo fazendo campanha pra cantar hino? Hino é patriotismo, mas não quer dizer que vá fazer alguém ter respeito não! Em jogo de futebol, todo início canta se o hino, mas é cada discussão, rasteira, chute ... q parece mais é ringue!

  • Antonio Carlos
    27 Fev 2019 às 20:57

    Essa secretaria é da turma dos PeTralhas.

  • B17
    27 Fev 2019 às 19:44

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Pedro
    27 Fev 2019 às 18:02

    Colegas trabalhadores da educação e pessoas que nos respeitam, Ontem as escolas foram surpreendidas por uma cartinha minúscula do Ministro da Educação, um sujeito que não podemos negar, ele tem a capacidade de síntese, em menos de 4 linhas incorreu em crimes e orientou as escolas para cometerem crimes contra os direitos das crianças para atender sua sanha de fazer propaganda e promover seu grupo político as custas do espaço público e dos recursos públicos que estes espaços financia. Como um ato máximo de deboche, o comunicado pedia que fossem gravados vídeos curtos das crianças cantando o hino e enviassem ao MEC – com toda certeza, para mentir e buscar passar a imagem de que está tudo bem. Tudo isto, serve para comprovar o que o atual governo federal não tem nenhuma conexão com as reais demandas da educação, se tivesse conexão e respeito não teria feito mais esta vergonha. Na escola que trabalho o HINO NACIONAL é cantado a décadas pelos alunos e servidores, o valores da pátria nunca, mais nunca mesmo, nem de longe foram exclusividade do grupo que hoje governa o Brasil, quem ama a pátria a defende e não entrega suas riquezas na bacia das almas penadas para o tal de “mercado”. Informo ao ilustre Ministro que em nossas escolas faltam: Faltam quadras cobertas para recreação e aul

Sitevip Internet