Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2019

Notícias / Política BR

Deputado de MT propõe comissão para acompanhar crise na Venezuela

Da Redação - Érika Oliveira

28 Fev 2019 - 16:04

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado de MT propõe comissão para acompanhar crise na Venezuela
O deputado federal José Medeiros (Pode) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o encaminhamento ao Plenário de uma proposta para criação de uma comissão externa para acompanhar a crise na região limítrofe entre o estado de Roraima e a Venezuela.

Leia mais:
Selma Arruda se torna relatora da PEC da Vida na CCJ do Senado

"Em Pacaraima, no estado de Roraima, militares apoiadores de Maduro impediram a entrada de caminhões carregados com alimentos e com medicamentos. Na mesma área, militares venezuelanos lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestavam contra o bloqueio da ajuda humanitária. Na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén três pessoas foram assassinadas pelos cúmplices de Maduro, e outras quinze ficaram feridas à bala", alertou o Medeiros, no requerimento enviado na última quarta-feira (27).

O documento aguarda despacho da Mesa Diretora para ser apreciado pelo Plenário. Em sua argumentação, Medeiros destaca os riscos do conflito e das ações perpetradas por Nicolas Maduro, a quem atribui a liderança de um regime ilegítimo na Venezuela. O deputado ressalta a importância da intervenção frente às mortes já contabilizadas na região de fronteira e a queima de dois caminhões enviados para socorrer o povo vizinho com itens básicos de sobrevivência.

O deputado segue o pedido invocando o papel institucional do parlamento nacional de marcar presença ativa neste momento negativamente histórico da América do Sul. "Na esteira da mobilização internacional, requeremos o engajamento da Câmara dos Deputados em defesa da fronteira brasileira e do povo venezuelano, acompanhando, de perto, as violações dos direitos humanos na divisa da Venezuela com o Brasil. Sublinhamos que a questão de apresenta extremamente relevante não só por razões de segurança nacional, mas também por motivos humanitários", acrescentou.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Wilson
    02 Mar 2019 às 09:58

    Dep. e ex senador caroneiro, busque através de suas políticas criar comissões para por fim no desemprego e na desigualdade social do nosso povo. Trabalhe!!

  • Atento
    28 Fev 2019 às 16:55

    É isso aí!? Gata dinheiro a toa com a Venezuela. O povo brasileiro agradece! otnemuj!!!

  • Cidadão brasileiro
    28 Fev 2019 às 16:46

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ge
    28 Fev 2019 às 16:32

    E hospital público? Ninguém quer acompanhar a crise da saúde pública no Brasil?

Sitevip Internet