Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

300 homenagens

Marcia Pinheiro é homenageada por oferecer contribuições à história de Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Marcia Pinheiro é homenageada por oferecer contribuições à história de Cuiabá
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi uma das 300 mulheres homenageadas da Mostra Cultural: 300 Mulheres: Letras, Histórias e Equidade, realizada pela Academia Mato-Grossense de Letras, em parceria com a Prefeitura Cuiabá, na quinta-feira (14), na sede da instituição. As homenagens foram para mulheres que ofereceram grandes contribuições para a história da cuiabania, em todas as áreas, vertentes e que foram além das suas perspectivas individuais e dimensionaram novos horizontes à sociedade.

 
Leia mais
Prefeitura mantém Arena como palco de festival com atrações nacionais e garante não prejudicar gramado
 
“É uma satisfação imensa estar ao lado de tantas mulheres que fizeram e são parte da história de Cuiabá. Essas mulheres do passado, são exemplo para nós mulheres do presente que estamos buscando contribuir com uma sociedade mais justa, de respeito, de direito iguais, sobretudo para com a mulher. É preciso reconhecer as lutas delas porque foram elas que tornaram possível nós sermos o que somos hoje”, disse Márcia.

O evento teve a propositura da juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenadora-membro da Academia Mato-grossense de Letras, Amini Haddad. Segundo a magistrada, a ação é um diálogo entre o passado e o presente, na história de Cuiabá, construído por tantas mulheres ao longo dos quase 300 anos da Capital.

“Que esses 300 anos sejam, 300 anos de memória de equidade, que seja de fato 300 anos que possam nos dizer sobre o universo feminino, de todas oportunidades para hoje estarmos aqui. Quero agradecer a todas elas”, externou Amini.

A anfitriã da noite ainda reforçou a importância única de se fazer o registro dessas mulheres para a sua projeção histórica e de suas ações de modo que não se percam no tempo.

“Algumas mulheres nem conseguimos confirmar a existência. Como é o caso, específico, da Mãe Bonifácia, essa senhora que é catalogada em vários contos não foi confirmada a existência e dados tornando impossível seu catálogo porque todos esses 300 nomes serão, posteriormente, efetivados em livro denominado glossário dos 300 anos da nossa Cuiabá”, explicou.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, citou nomes de diversas personalidades femininas históricas da cuiabania. Dentre elas, destacou a ex-primeira-dama do Estado, Maria Ligia Borges Garcia, mulher atuante da década de 70 que quebrou o paradigma do papel figurativo de primeira-dama.

“Ela mudou aquela postura de primeira-dama pouco participativa. Maria Ligia Borges Garcia foi um divisor de águas na figura da participação da primeira-dama na sociedade em que vivemos. Quebrou a tradição da eterna companheira ser um ou dois passos atrás de seu marido para estar à frente, à frente de seu tempo no comportamento da mulher primeira-dama”, relembrou.

A cerimônia de homenagem, também alusiva ao Mês da Mulher, comemorado em março, contou com diversas atrações culturais como música e poesia, além de lançamentos de livros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet