Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Águas Cuiabá

Água fornecida em Cuiabá atende qualidade exigida pelo Ministério da Saúde

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Água fornecida em Cuiabá atende qualidade exigida pelo Ministério da Saúde
O Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), mobiliza o mundo todo para discutir e estabelecer ações para preservação da água. A Águas Cuiabá, responsável pelos serviços de saneamento na capital mato-grossense, atende as exigências do Ministério da Saúde, que estabelece um padrão de qualidade para a água tratada, além das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária de Cuiabá.

 
Leia mais
Águas Cuiabá faz parada programada e ETA do Aguaçu deixa de funcionar
 
Pode-se apontar a fluoretação da água tratada como um dos maiores benefícios de longo prazo para a comunidade. Isso porque, o uso contínuo é prevenção a doenças bucais, provenientes das cáries. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), estima-se que a fluoretação da água para consumo humano reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65%.
 
“O Ministério da Saúde estabelece uma sequência de normas operacionais que garantem a qualidade da água a ser disponibilizada à comunidade. A Águas Cuiabá obedece a cada um desses pontos, isso é prioridade e essencial na rotina de tratamento. O resultado na torneira: água potável e própria para o consumo humano. Além de oferecer o tratamento, também exercemos um rígido controle de qualidade. Essas análises, permitem a garantia e manutenção de que a água percorra todo o caminho até as unidades consumidoras com a mesma qualidade que sai da ETA. Isso é saúde, é qualidade de vida disponível à comunidade”, afirma a diretora de gestão da concessionária, Cristiane Schwanka.
 
AÇÕES NO SANEAMENTO
 
No ano de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um plano com 17 Objetivos Para Transformar o Mundo. Entre o rol de metas está o acesso à água potável e ao saneamento (item 6). Ciente da ampla responsabilidade que é atuar na prestação de serviços de saneamento básico, a Águas Cuiabá, em parceria com a Prefeitura Municipal, entrega no ano do tricentenário da capital um conjunto de ações que representam um salto de qualidade no atendimento à população. “Nossa prioridade é garantir que a população cuiabana tenha acesso a serviços de qualidade. Por isso, acompanhamos de perto a evolução do saneamento básico de nossa cidade, na certeza de estarmos trabalhando em prol da saúde das famílias”, observa o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
 
O investimento de R$ 228 milhões no sistema de saneamento básico da Capital traz, em seu rol de objetivos, garantir a regularidade no abastecimento de água. Importante medida neste sentido, o novo Sistema Sul de Tratamento e Distribuição de Água, que tem a entrada em operação prevista para o segundo semestre deste ano, trará importantes benefícios às 588 mil pessoas por ele atendidas. “No Dia Mundial da Água é importante ressaltar que, as ações desenvolvidas pela companhia, seguem priorizando a qualidade de vida da comunidade. Pensando no hoje e no amanhã, reforçamos nosso compromisso com a preservação dos mananciais, visando o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções que evitem o desperdício desse recurso imprescindível à vida”, pontua o diretor geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet