Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Vetos derrubados

Em reunião com deputados, Mendes promete pagar parte das emendas impositivas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em reunião com deputados, Mendes promete pagar parte das emendas impositivas
Os deputados estaduais aproveitaram a visita do governador Mauro Mendes (DEM) à Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (10), para cobrá-lo pessoalmente o pagamento das emendas impositivas. Mendes havia suspendido o repasse, mas assumiu, segundo o presidente Eduardo Botelho (DEM), o compromisso de pagar ao menos uma parte dos cerca de R$ 180 milhões previstos. Cada deputado tem direito a cerca de R$ 7 milhões.


Leia mais:
Deputados derrubam vetos de Mauro Mendes que suspendiam pagamentos de emendas impositivas

“O governador disse que vai estudar um meio termo. Não têm condições de pagar tudo, mas vai pagar uma parte”, afirmou Botelho, ao deixar a reunião. O valor a ser pago, porém, não foi anunciado.

No mês passado, Mauro Mendes decidiu vetar as emendas alegando seguir uma orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que alertou para o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) neste ano, caso o pagamento fosse efetuado. Mas, os vetos foram integralmente derrubados, mesmo com a argumentação do Governo de que não há condições de honrar com o repasse.

Recentemente, em entrevista ao Olhar Direto, Mauro Mendes disse que o Estado ainda deve cerca de 70% em emendas que não foram pagas pela gestão passada. Ele pediu compreensão dos parlamentares e disse que os repasses só seriam feitos conforme disponibilidade do caixa do Governo.

Botelho rebateu e disse que não iria aceitar que Mendes repita os erros do ex-governador Pedro Taques (PSDB). “Nesse primeiro ano a situação é mais complicada, mais difícil, então eu estou conversando com os deputados e eles estão entendendo que ele [o Governo] não tem condições de pagar nem 50%, vai pagar bem menos, sem problema nenhum. Mas não dá para o deputado ir lá no município dele e prometer fazer uma reforma de uma creche, reúne todo mundo e aí o dinheiro não vem. O governo manda fazer o convênio e não vai o dinheiro. Então é isso que nós não queremos. Nós queremos que a partir de agora não se brinque de fazer emenda, fazer as coisas certas”, disse, na ocasião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet