Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Prefeito contesta relatório e garante que irregularidades foram sanadas

O prefeito Wilson Santos (PSDB), em entrevista concedida há pouco ao Olhar Direto, contestou com veemência o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) e garante que todas as irregularidades apontados "foram ou estão sendo sanadas" pela Prefeitura de Cuiabá, Caixa Econômica Federal e pelo governo do Estado, que são parceiros do municípios. Ele também nega o superfaturamento. "Houve sim uma redução nos preços maior do que o sugerida pela Controladoria", garante o prefeito, que amanhã deve apresentar valores atualizados dos lotes.


Wilson Santos garante ainda que os preços obededeceram rigorosamente a tabela Sistema de Índice Nacional de Preços e Insumos (Sinapi), que é feita pelo governo federal. 

Segundo o prefeito, o relatório "está defasado, foi feito num período eleitoral e foi entregue hoje sem uma assinatura". "Mesmo assim, nós vamos responder item por item do que foi apontado como irregular", assegurou Santos, ressaltando que a CGU é apenas um órgão auxiliar do Poder Executivo e que as eventuais falhas serão corrigidas. 

Além disso, enfatiza, a licitação de Cuiabá "foi a mais democrática do Brasil, com participação do Tribunal de Contas (TCU), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), por ténicos da Companhia de Saneamento Básico) Sanecap e da Prefeitura de Cuiabá". "Nunca se elaborou um edital tão democrático e transparente", enfatiza.  

Para exemplificar a defasagem do relato, o prefeito salienta que a exigência do estudo geológico não era necessário "ter sido informado". "Mas isso já está sendo apresentado pelas empresas", pondera. 

A técnica da Caixa Econômica Federal, que esteve presente hoje na reunião com Mírian Belchior, na Casa Civil, contestou o relatório da CGU no item relativo à análise de custo. "A CEF diz que a análise foi feita e confrontada com a base Sinapi". 

De acordo com o tucano, são sete lotos ao todo, e quase todos tiveram deságio. No total, houve um deságio de R$ 10 milhões, em termos globais, e novas reduções de preço foram observadas após a glosa individualizada de cada lote, que é feito pela Caixa. 

A composição do BDI (Bonificação de Despesas Indiretas), garante Santos, também foi rigorosa e obedeceu a lei 8.666/93. 

"Não conhecimento na história política, de uma participação tão efetiva na elaboração de uma licitação. Estou muito seguro de que na terça-feira, após reunião de duas horas que tivemos hoje com a Procuradoria do Município,a Agência de Habitação e a Seminfe (Secretaria de Infra-estrutura), vamos encaminhar respostas pontuais e esclarecedoras de cada item. As obras continuam normalmente e queremos que o CGU e o TCU continuem fiscalizando para que o processo seja o mais transparente possível", conclui.
 

Atualizada às 19h54
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet