Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

9 contra o PL

AL mantém veto a projeto de cannabis medicinal e Dr. João abandona a sessão: “vergonha de ser deputado”

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

AL mantém veto a projeto de cannabis medicinal e Dr. João abandona a sessão: “vergonha de ser deputado”
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) mantiveram, por 11 votos a favor e 09 contra o parecer, o veto total do governador Mauro Mendes (DEM) ao Projeto de Lei nº 489/2019, que disciplina o controle, a fiscalização e a regulamentação do uso da “cannabis” e de seus derivados e dá outras providências. Após a decisão de plenário, o deputado estadual Dr. João (MDB) fez um desabafo e abandonou a sessão.


Leia também:
Criança recebe medicamento importado derivado da Cannabis para tratamento de autismo

“Eu queria parabenizar, de coração, esses nove deputados que votaram contra a medicina, contra a saúde, contra o povo de Matoi Grosso. Mas parabenizar de coração esses deputados. Que absurdo. Senhor presidente, o senhor vai me desculpar, mas eu vou abandonar a sessão porque estou com vergonha de ser deputado estadual”, disse o parlamentar.

O projeto, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer medicamentos à base de substância ativa cannabidiol (substância encontrada na maconha) aos pacientes atestados com condições médicas debilitantes.

O PL foi aprovado, em caráter definitivo, no dia 13 de outubro. Foram 18 votos favoráveis e seis contrários. Os procedimentos administrativos para acesso aos medicamentos deveriam ser definidos pela Secretaria de Estado de Saúde, no prazo máximo de 180 dias após da publicação da lei no Diário Oficial do Estado (DOE), o que só ocorre após a sanção pelo Executivo. O PL, no entanto, foi vetado por Mauro, e o veto mantido na sessão desta quarta-feira (15).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet