Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Bezerra sugere ao Senai Centro Tecnológico do Couro em MT

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) informou que vai propor prioridade ao Senai/MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para que instale um Centro Tecnológico do Couro no Estado de Mato Grosso.


Segundo Bezerra, um centro tecnológico do Senai, a exemplo dos existentes na Bahia, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul e em outros Estados, pode alavancar o valor do couro mato-grossense desde o pasto até o produto final.

Para o deputado, a ajuda de um centro tecnológico desse tipo pode significar assessoria nas áreas de criação, modelagem, corte, montagem, manutenção industrial, processo produtivo e gestão empresarial. Laboratórios de desenho industrial computadorizado podem automatizar com eficiência múltiplas operações, reduzindo prazos e custos no processo de produção.

“Ora, se Mato Grosso, maior produtor de gado do Brasil, quer ter uma indústria calçadista de padrão internacional, ele precisa de um Centro Tecnológico do Couro”.

Por meio desse centro, acrescenta o deputado, ou de mais de um deles, o couro do gado mato-grossense, muitas vezes desperdiçado ou exportado in natura a preços vis, poderá ser produzido de forma planejada.

Sapatos, bolsas, móveis ou estofados geram muito mais riqueza do que o couro em si, e essa riqueza pode ser ainda maior se considerarmos não apenas o couro do gado bovino, mas também de animais exóticos, como o jacaré, os peixes e os avestruzes.

Os centros tecnológicos podem estudar as características físicas, químicas, mecânicas e microbiológicas desses couros, aperfeiçoando-os. Além disso, esses centros oferecem vários cursos para empresários e trabalhadores.

Serviços de informações referentes à situação atual e tendências no ambiente socioeconômico, subsidiando práticas e políticas de empresas e instituições, presentes em outros Estados, não estão disponíveis em Mato Grosso.

“Em resumo: a instalação de um Centro Tecnológico do Couro em Mato Grosso será um impulso importante não apenas para a pecuária e os curtumes, mas para toda a sua cadeia produtiva posterior. Mato Grosso, um Estado enorme, e de enorme importância na pecuária mundial, já merece ser contemplado pelo Senai”, defendeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet