Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Zoneamento socioeconômico ecológico será debatido no Sudoeste

A partir da próxima semana, a Assembleia Legislativa retoma as audiências públicas para debater o Zoneamento Socioeconômico Ecológico - ZSEE. Encerradas as discussões nos municípios da Baixada Cuiabana, regiões Sul e Médio-Norte do Estado, a comissão especial irá ouvir agora a população do Sudoeste mato-grossense, por intermédio de reuniões nas cidades de Cáceres e Pontes e Lacerda. 


Preocupados com a divulgação e organização do evento, o deputado Airton Português (PP) e seu suplente Antônio Azambuja (PP), acompanhados por vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes de Lacerda, procuraram o presidente da Comissão Especial do Zoneamento,o deputado Dilceu Dal´Bosco (DEM) para oferecer ajuda na mobilização da classe produtora, que teme ficar engessada com a aprovação do projeto. “Nós estamos em uma região de transição que agrega Cerrado, Floresta e uma pequena porção de Pantanal. Precisamos ouvir todos os setores interessados, de forma que ninguém saia prejudicado, e que os municípios retomem o seu desenvolvimento”, defendeu Azambuja.

Para o deputado Airton Português este é o projeto de maior responsabilidade a ser votado nesta legislatura, pois fará um diagnóstico do uso do território mato-grossense visando assegurar o desenvolvimento sustentável. “Já iniciamos a mobilização, que vai além do convite. Nós tentamos explicar a importância deste projeto na vida de nossa gente”, disse.

O deputado Dilceu Dal´Bosco afirmou que o maior desafio do Zoneamento é usar o conhecimento técnico para planejar a exploração dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do Estado. “Nosso trabalho não é pequeno. Precisamos planejar, acompanhar e articular com os municípios, ouvindo a população para descobrir o que pode ser aplicado tanto nas macro-regiões, quanto nas zonas de interesse específico, a exemplo da Região Oeste”, explicou Dilceu ao defender que o Governo, setor produtivo e sociedade local precisam orientar suas decisões e atuações, tendo como foco as fontes de sobrevivência naturais mapeadas pelo ZSEE.


-
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet