Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Crianças do PETI de Cuiabá agradecem secretária por atendimento na área social

A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, recebeu nesta quinta-feira (01.10), a visita de um grupo de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Cuiabá. Elas vieram agradecer a secretária pelas várias doações que são encaminhadas pela Setecs. Em todas as campanhas assistenciais da Secretaria, como, Natal das Crianças, Cobertor Solidário, são enviadas doações ao PETI.


O agradecimento foi feito na forma de uma emocionante apresentação musical. Um grupo de 12 meninos e meninas formou uma miniorquestra, composta de violão, viola caipira, violino, flauto e coral. No saguão da Setecs, eles entoaram várias canções e emocionaram a secretária Terezinha Maggi e também aos funcionários da Secretaria, que compartilharam da homenagem.

O Peti é um programa da Assistência Social, cujo objetivo é retirar crianças do trabalho infantil, garantindo o direito a atividades de lazer, cultura e educação. O programa é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) e atende crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.

As crianças que visitaram a Setecs participam do Peti do município de Cuiabá, nos núcleos instalados nos bairros Pedra 90, Planalto, Nova Esperança e Alvorada. Ao todo existem 4.179 crianças e adolescentes inscritos no programa no município.

De acordo com a coordenadora do Peti de Cuiabá, Marci Barros Rocha, todos os anos a Setecs contempla as crianças do Peti com a doação de cestas básicas, cobertores, entre outros itens. “Além disso, o trabalho do Governo do Estado de monitorar e dar assistência aos municípios na condução dos programas sociais tem sido de suma importância, fundamental para a melhoria e desenvolvimento das atividades”, destacou.

Tatiane Evelin Teixeira Nunes, 14 anos, moradora do Pedra 90, participa do programa há três anos. “No Peti descobri meu talento para a música. Se não fosse esse programa eu não teria descoberto isso e também não teria tido todas as oportunidades que tive. Os professores nos ajudam muito e com isso crescemos com mais amor, carinho e aprendendo valores”, destacou a menina que encantou a todos com uma bela voz.

A secretária Terezinha Maggi disse que esse programa é um dos que ela considera como fundamentais na área da Assistência Social. “Lugar de criança é na escola, brincando, praticando esporte e desenvolvendo talentos. Nosso papel é acompanhar e ajudar os municípios com o funcionamento dos programas sociais e o resultado disso pode ser visto nesta bela apresentação. Espero que isso esteja ocorrendo em todos os demais programas, pois no final quem ganha é a população assistida pelos programas e projetos sociais”.

Em Mato Grosso são 91 municípios que possuem o Peti, num total de 17,6 mil crianças e adolescentes atendidos. Por mês, o Governo Federal repassa aos municípios R$ 417.500 para trabalhar ações socioeducativas. Só para Cuiabá, por mês, são R$ 104.500 para o atendimento socioeducativo das 4.179 crianças inscritas no programa. As ações socioeducativas incluem projetos de geração de emprego e renda para as famílias, atividades artísticas e práticas esportivas com as crianças, reforço escolar, aulas de informática, entre outras atividades. Todas as ações são desenvolvidas após o período escolar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet