Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Famílias que não realizarem recadastramento terão benefícios bloqueados

A falta de informações sobre a frequência escolar das crianças e adolescentes pode levar ao bloqueio dos benefícios das 14.670 famílias atendidas pelo programa Bolsa Família em Várzea Grande. O recadastramento obrigatório que irá até o dia 30 de novembro, exatos 60 dias a partir de hoje, também possui a condicionalidade de que as famílias comprovem a situação sócio-econômica de renda per capta de R$ 140 e realize o acompanhamento nutricional das crianças de 0 a 7 de idade.


Élvio dos Anjos, coordenador do Bolsa Família no município avisa que mesmo as famílias que receberam os novos cartões precisam realizar o recadastramento para manter o benefício do programa. “ O objetivo do governo é avançar no acompanhamento da freqüência escolar. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, só em julho deste ano, mais de 7 mil famílias não haviam fornecido as informações. No último acompanhamento (junho/julho), no entanto, pelo meno 9 mil voltaram a registrar freqüência de seus integrantes no perfil educação. As restantes ainda precisam realizar o recadastramento para evitar o bloqueio”.

Os gestores municipais do Bolsa Família obtêm a listagem dessas famílias na Central de Sistemas, no endereço http://aplicacoes2.mds.gov.br/senarc/. Com isso, podem desenvolver trabalho de busca ativa para encontrar as famílias, atualizar o cadastro e registrar o acompanhamento da contrapartida de educação. Após cada período de apuração da presença às aulas, será fornecida aos municípios lista atualizada com as famílias com pendências.

Cobertura – Em todo país, dos 17,1 milhões de alunos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome recebe informações do monitoramento de 14,5 milhões, o que representa 84% do total. Por considerar que a educação é instrumento eficaz na melhoria de vida da população pobre, o Ministério, em parceria com o MEC, está adotando ações para avançar no acompanhamento da condicionalidade do programa. Em setembro, serão transferidos R$ 1,135 bilhão a mais de 11,9 milhões de famílias. Só em Várzea Grande serão 4,4 mil novas famílias beneficiadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet